Pré-selecionados para Paris fazem último teste

Mário Sérgio terá uma difícil escolha na hora de selecionar os dois felizardos (foto: Alexandre Koda / www.webrun.com.br)
Mário Sérgio terá uma difícil escolha na hora de selecionar os dois felizardos (foto: Alexandre Koda / www.webrun.com.br)

Na manhã desse domingo (25) os 35 atletas pré-selecionados para a Maratona de Paris, na promoção do Banco Real com o apoio do Webrun, fizeram na USP a última prova seletiva. Eles correram um percurso de 18,320 quilômetros, o equivalente a quatro voltas em torno da raia olímpica, para colocar em prática as seis semanas de treino que tiveram com a assessoria esportiva Run e Fun e brigarem pelas duas vagas. Confira como foi.

São Paulo – Às 7h todos os atletas já estavam reunidos em frente à sede da Federação Paulista de Remo, na Raia Olímpica, para receberem instruções do treinador Mário Sérgio e fazerem um alongamento e aquecimento. “Espero que tenham levado algo de bom desses treinos, sem ser só o cansaço nas pernas”, brinca o diretor da Run e Fun.

A maioria dos corredores já havia corrido nesse trajeto, pois participaram da primeira seletiva no dia quatro de fevereiro. Porém, a grande novidade nessa última fase foram os cinco corredores de fora de São Paulo, que treinavam à distância e integraram o grupo todo na busca por uma das duas vagas para correr a Maratona de Paris. A largada foi dada às 7h40 e o pelotão começou conservador, sem muitos ataques, pois o céu de brigadeiro e o sol forte já indicavam que eles não teriam vida fácil.

Havia apenas duas representantes do sexo feminino, Lucila Pacheco e Kátia Parente, mas essa última abandonou a prova logo após a primeira volta, por nervosismo e estresse psicológico. “Já faz um tempo que estou estressada com o trabalho, já não dormi bem de sexta para sábado, passei mal ontem e hoje não consegui manter o ritmo. O emocional estraga tudo”, lamenta. Já sobre a experiência de treinar com a Run e Fun, ela avalia como positiva. “Os treinos foram bons, deu para ter uma base muito legal para a corrida, foi um aprendizado enorme”.

Domínio – Enquanto isso a prova seguia seu curso normal, com José Rodrigues na liderança e uma boa vantagem para os adversários. Na primeira volta ele cruzou com mais de um minuto de diferença, na segunda com dois minutos, até que na última foram quase cinco minutos entre sua vitória e o posto de segundo lugar de Jucelino dos Santos.

“Após os treinos longos com o pessoal da Run e Fun melhorei um pouco em relação à outra vez e saí mais forte hoje. O pessoal que treinou comigo é muito legal e ajudou a motivar, se não for selecionado já valeu a pena, pois fiz grandes amizades”, conta o campeão que também venceu em fevereiro, ocasião em que havia 59 concorrentes.

Já o segundo colocado Jucelino dos Santos, veio do Rio de Janeiro e, apesar de esperar chuva e tempo fresco na hora da corrida, avaliou como positiva sua participação. “Os companheiros estão muito bem treinados”, comenta. “Esse projeto realizou meu sonho de viajar de avião e estou confiante e treinando muito para ser um dos selecionados. Parabéns ao pessoal da Run e Fun”, completa.

Outro que também veio de fora foi Heleno Ribeiro, de Minas Gerais, que aprovou o percurso. “Era tudo plano, ótimo. O problema foi o calor e a umidade, então na terceira e quarta volta foi difícil desenvolver. Comecei mais leve, pois sabia que ia complicar no final e foi onde passei vários colegas”, comenta o corredor que já participou de todas as edições da Volta da Pampulha.

Ele também elogiou a comunicação à distância com os treinadores, que sempre sanavam as dúvidas e orientavam via Internet ou telefone. “A única dificuldade muitas vezes foi a motivação ao treinar sozinho”, explica.

Em frente à sede da Federação Paulista de Remo foi montada uma tenda de apoio, com bebida isotônica e frutas para os que terminassem e água para que os atletas se hidratassem durante a corrida. Sempre atento a todos que passavam, Mário Sérgio observava o desempenho e a postura e por diversas vezes escrevia algum comentário na ficha dos alunos. Ele também incentivava todos que passavam, com palmas e palavras de apoio.

Mulher – A última a cruzar a linha de chegada foi Lucila Pacheco, que recebeu uma calorosa salva de palmas de todos os presentes e teve a escolta de um colega nos metros finais, para incentivá-la. Visivelmente emocionada por ter completado o trajeto no tempo previsto e sem se sacrificar demais, ela a todo o momento erguia as mãos em um sinal de vitória.

“Foi excelente. No primeiro teste eu completei três minutos acima do esperado e hoje consegui baixar meu tempo graças aos treinos que fiz, que foram extremamente importantes”, comenta. “Eu me esforcei ao máximo, dei tudo de mim, não faltei nenhuma vez e se for escolhida realizarei o sonho de correr uma maratona”, finaliza a funcionária do Banco Real.

De acordo com Mário Sérgio, assiduidade e dedicação aos treinos são fatores que serão levados em conta na hora de selecionar os dois contemplados com as passagens e inscrição para a Maratona de Paris. “Além do desempenho, a participação nos treinos vai contar muito, assim como comportamento. Então, o primeiro que ganhou aqui não será necessariamente o escolhido”.

Mário também fez um balanço geral do projeto, que segundo ele foi inédito para a empresa. “Para nós foi um prazer participar de um incentivo à corrida, à uma vida mais saudável, esse é o grande mérito. Também foi uma honra ter sido escolhido pelo Banco Real e estar junto com o Webrun nesse grupo seleto de pessoas”. Na primeira fase foram mais de 300 inscritos na promoção; já a segunda selecionou 100 e essa última restringiu o número para 35. “Tivemos que escolher o filé do filé, treinar uma equipe dessas é o sonho de qualquer treinador. Estamos com a sensação de dever cumprido”, finaliza.

Os nomes dos dois brasileiros que vão correr a prova francesa de graça serão divulgados nessa terça-feira (27) após análise de uma comissão formada pelos treinadores da Run e Fun e pessoas ligadas ao Banco Real. A Maratona de Paris acontece no dia 15 de abril.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts