• Bem Estar - Corridas longas: saiba como se preparar do jeito certo

Corridas longas: saiba como se preparar do jeito certo

As corridas de rua estão tomando conta dos grandes centros. São provas que reúnem milhares de corredores, cada vez mais ansiosos em busca de distâncias maiores, como os 21 km e 42 km. Para enfrentar esses desafios é indispensável o planejamento, sendo assim conversamos com a treinadora do Grupo de Corrida Oficina da Saúde Academia, Ângela Sturzbecher, que deu dicas de como se planejar para provas de longas distâncias.

Foto: tech_studio/Fotolia

Foto: tech_studio/Fotolia

1. Planeje a prova

Verifique, juntamente com um treinador, se você realmente está pronto para desbravar aquela distância. Caso não esteja e mesmo assim persista em realizar, isso poderá gerar problemas mais para frente, desde simples lesões musculares até falência renal e/ou morte.

2. Treinamento de força

É importante para toda musculatura empregada na corrida, treinos intensos e curtos, afim apenas de melhorar a força máxima, isso lhe permitirá ter um ritmo mais constante na prova, além de evitar lesões musculares e articulares.

3. Organize seus treinos

Tenha uma planilha direcionada a suas condições de tempo, capacidade física e específica para a prova que escolheu e treine corrida proporcionalmente com volume e intensidade nos momentos certos. Tudo isso irá lhe preparar para realizar uma ótima prova, extraindo o seu melhor. Um treinamento por conta própria infelizmente não conseguirá te proporcionar isso, além de você correr o risco de chegar cansado e/ou não preparado.

Foto: lassedesignen/Fotolia

Foto: lassedesignen/Fotolia

4. Dormir

Dormir bem é fundamental para recuperação metabólica e muscular. É durante o sono que o corpo coloca a casa em ordem, sendo assim algo indispensável para uma boa performance. Tenha no mínimo oito horas de sono! Algumas pessoas conseguem se recuperar com menos e outras precisam de mais. Sem descanso o corpo não recupera, cansaço é cumulativo e o risco de lesões e overtraning crescem.

5. Hidratação e suplementação

A hidratação deve ser feita o dia todo, durante o treinamento e ser intensificada logo após a corrida. No caso da suplementação você deve usar compostos de carboidratos e repositores de eletrólitos durante e incluir uma proteína de boa qualidade e rápida absorção após.

6. Alimente-se corretamente

Não descarte a força dos alimentos, uma boa alimentação reflete diretamente na performance. O ideal é consultar um bom nutricionista, este profissional irá projetar todas as tuas necessidades pré, intra e pós treino e assim te orientar sobre o que ingerir, em qual momento e as quantidades.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

{{infoclima.data}}

{{infoclima.cidade}}

{{infoclima.temperatura}}


  • {{dias.date}}
    {{dias.high}}
    {{dias.low}}
Outras cidades
Selecione sua cidade
  • {{e.name}}