Presidente da CBAt apela ao Governo do Estado para manter a pista de atletismo do Ibirapuera

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) divulgou nessa semana a carta enviada pelo seu Presidente, José Antonio Martins Fernandes, ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, fazendo um apelo quanto a preservação da pista de atletismo Estádio Ícaro de Castro Melo, local que já recebeu os maiores atletas do Brasil e grandes nomes do exterior para competir no tradicional estádio do Ibirapuera. O pedido foi em consequência de decisões do governo paulista sobre o futuro da pista e dos equipamentos esportivos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães.

Confira a íntegra da carta:

 

“São Paulo, 28 de agosto de 2017.

Excelentíssimo, Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo,

Doutor Paulo Gustavo Maiurino

Prezado Secretário:

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos a presença de Vossa Excelência para expor e reivindicar: No ano de 1963, para atender demanda dos Jogos Pan-Americanos que foram disputados na Cidade de São Paulo, foram inauguradas as praças esportivas do Ibirapuera que compõe o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.

Dentre os diversos equipamentos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, está o Estádio Ícaro de Castro Melo, onde foram realizadas as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Cumpre informar que esse estádio de atletismo, abrigou as melhores e mais importantes competições do atletismo brasileiro, como diversos Troféus Brasil e os Meetings internacionais. Nessa pista de atletismo competiram atletas como: Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.

A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo.

Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Como o quadro parece irreversível, nos resta apelar a Vossa Excelência para que com a construção de uma Arena Multiuso, a pista de atletismo seja preservada.

Sem mais, esperando poder contar com o apoio de Vossa Excelência à nossa inciativa, aproveitamos o ensejo para enviar votos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente.

José Antonio Martins Fernandes

Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo”

 

Faça sua inscrição para a etapa São Paulo do Circuito de Corridas Caixa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts