Pretinha conquista tetracampeonato da Tribuna FM

Pretinha faturou o tetra (foto: Ivan Storti/ Fma Notícias)
Pretinha faturou o tetra (foto: Ivan Storti/ Fma Notícias)

Santos – A 22ª edição dos 10 KM Tribuna FM reuniu em Santos, litoral paulista, nesse domingo (20), 12.500 participantes de 130 na cidades brasileiras. A prova é uma das mais tradicionais competições do país. Os vencedores foram o queniano Lawrence Kipcrotich e a brasileira Ednalva Laureano, a Pretinha.

A primeira largada foi às 9 horas para os cadeirantes e deficientes visuais. A elite feminina largou às 9h15 e a elite masculina, os amadores e caminhantes começaram a correr às 9h30. A presença do público durante todo o percurso era uma dos brilhos desta festa que mobilizou a cidade.

Aos 33min12, Edinalva Laureano da Silva, a Pretinha, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada dos 10KM Tribuna FM, seguida pela queniana Genoveva Jelagat Kigen, com o tempo de 33min41 e Sirlene Souza de Pinho, com 33min54.

Com a vitória, Pretinha, que lidera o ranking nacional de corredores de rua da Confederação Brasileira de Atletismo, conseguiu o tetracampeonato da prova e o 13º título de 2007.

“Eu esperava chegar entre as cinco primeiras colocadas devido a qualidade das minhas adversárias, mas esta vitória mostra que eu estou no caminho certo para disputar o campeonato Pan-americano. Espero representar bem o Brasil”, revela.

Como prêmio, Pretinha recebeu uma carro Celta 0KM. A queniana Genoveva Jelagat Kigen e Sirlene Pinho ganharam R$6.500,00 e R$4.500,00, respectivamente.

No feminino também foi possível reconhecer uma atleta de outra modalidade. Das competições de triathlon, Carla Moreno, que disputará os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, correu e terminou a prova no sétimo lugar, em 34min19.

“Larguei com o objetivo de fazer uma boa corrida e ficar entre as 15 primeiras colocadas mas meu desempenho superou as minhas expectativas já que sou triathleta e disputei com corredoras de renome”.

No masculino, vitória inédita – O queniano Lawrence Kipcrotich foi o primeiro colocado dos 10 KM Tribuna FM, com a marca de 28min06. Esta foi a primeira vez que ele participou da prova.

Já o favorito Marílson Gomes dos Santos terminou a prova em segundo lugar, 14 segundos atrás de Kipcrotich. Ubiratan José dos Santos, garantiu a terceira posição com o tempo de 29min04. Eles receberam a mesma premiação dada à elite feminina.

Festa para os amadores – Muita gente aproveitou para fazer dos 10KM Tribuna FM uma grande festa. Academias de ginástica, empresas, amigos, e até o batalhão do exército participaram da prova.

Há também que foi caracterizado. Alexandre Santiago Ramos, de 36 anos, foi fantasiado de uma personagem do desenho “Toy Story”. Mesmo com o calor aumentado por causa da fantasia, ele completou a prova em 55 minutos.

“Eu comecei a correr fantasiado na São Silvestre. Meu objetivo não é fazer tempo mas me divertir e divertir as pessoas. O calor aqui dentro é bravo mas vale a festa”, conta.

Festa do público – A presença do público durante todo o percurso era uma dos brilhos desta festa que mobilizou a cidade. Este incentivo pôde ser visto durante a chegada dos cadeirantes e deficientes visuais. A vibração foi tanta que até emocionou o primeiro colocado, o cadeirante Carlos Neves de Souza, de 32 anos, que fez o percurso em 30min12. “É muita emoção. O público nos incentiva durante todo o percurso. Isso dá força e determinação para chegar até o final”.

Em 2003 Carlos Neves também foi campeão dos 10 KM Tribuna FM mas, para ele, a disputa deste ano foi mais difícil. “O meu adversário era muito forte. Nós viemos disputando cada segundo, chegamos até a nos esbarrar mas eu levei a melhor”, conta.

Carlos leva a corrida a sério. Ele treina de seis a sete quilômetros por dia e também está acostumado com corridas de longa distância. Já participou, por exemplo, de uma meia maratona, ou seja 21 quilômetros de corrida.

Este texto foi escrito por: Juliana Albuquerque

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts