• Principais cuidados para prevenção de lesões

Principais cuidados para prevenção de lesões

Antes de pegar o tênis e correr, preste atenção em alguns detalhes para prevenir dores e lesões durante e/ou após a atividade física:

a) As avaliações médica, física e postural são imprescindíveis para você que quer realizar uma atividade física sem prejudicar seu organismo, pois elas fornecem dados importantes do estado atual da sua saúde, e proporcionam conseqüentemente, técnicas de treinamento mais eficazes para o seu tipo físico.

b)Não se esqueça do aquecimento! Ele é fundamental antes da atividade física, pois diminui o risco de lesões como por exemplo, os estiramentos e promove a ativação da circulação. Começar os exercícios com o corpo frio é uma fria!!

c)Alongue-se antes e depois das atividades! Eles promovem absorção, transmissão e armazenamento de energia para o movimento, minimizando os riscos de lesões por tensão excessiva. Além disso, você ganha flexibilidade (quando realizado adequadamente), relaxamento mental e físico, redução de dores musculares pós-exercícios, dentre outros benefícios.

d) Cuidado com a postura durante a atividade física! Além de prejudicar seu organismo, você pode ganhar dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça!

e) Olhe a gordurinha excessiva! O sobrepeso prejudica o funcionamento das articulações e põe o seu coração em risco! Está na hora mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios com acompanhamento de profissionais especializados.

f) Atenção ao tipo de calçado e vestimenta utilizada durante a atividade física! Escolha de acordo com o esporte praticado, pois alguns demandam maior absorção do impacto nos pés. Usar roupas leves que não prejudiquem a transpiração podem ser uma boa escolha.

g) Como você respira? É importante que a respiração seja abdominal (na barriga) principalmente em exercícios de alongamento afim de evitar a contração desnecessária de músculos. E você cansa menos!

h) Seu treinamento está adequado a sua real necessidade? O condicionamento muscular pode reduzir lesões com o desenvolvimento de programas de força progressiva, mas atenção ao equilíbrio entre força e flexibilidade para não sobrecarregar as estruturas, e também com os sinais precoces de fadiga.

i) Procure realizar as atividades físicas mais prazerosas e adequadas à você para não tornar o exercício um martírio!

j) Sempre procure um profissional especializado antes de iniciar alguma atividade física, pois aquela “dorzinha” pode não ser apenas um incômodo da falta de exercícios! Realize avaliações periódicas para acompanhar a evolução de seu quadro.

Este texto foi escrito por: Dra. Kaori Nakano

Comentários

Tags:, ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade
Publicidade