• Corridas de Rua - Problemas no coração podem ocasionar síndrome de Wolff-Parkinson-White

Problemas no coração podem ocasionar síndrome de Wolff-Parkinson-White

A síndrome é definida como uma arritmia cardíaca  (foto: Markus Hanser/ Stock.Xchng)
A síndrome é definida como uma arritmia cardíaca (foto: Markus Hanser/ Stock.Xchng)

O médico esportivo, Dr José Marques Neto, fala em seu novo artigo sobre a síndrome de Wolff-Parkinson-White, um problema no coração não muito freqüente, mas que pode aparecer em pessoas que praticam atividade física.

A síndrome de Wolff-Parkinson-White é uma condição cardiológica pouco frequente em nosso meio, porém necessita de atenção e acompanhamento próximos quando diagnosticada em corredores ou praticantes de atividade física. A síndrome é definida como uma arritmia cardíaca na qual os impulsos elétricos são conduzidos ao longo de uma via acessória a partir dos átrios até os ventrículos e as câmaras internas do coração.

Essa via acessória é denominada feixe de Kent, sendo também uma forma de taquicardia (condição de aumento exagerado de batimentos cardíacos), caracterizada pela condução atrioventricular adicional, que impede a condução normal do estímulo elétrico a partir do átrio até o nódulo atrioventricular (nodo AV). Por isso ocorre a chamada taquicardia supraventricular, ou aumento exagerado dos batimentos cardíacos.

A patologia é diagnosticada por meio da história clínica do paciente, exame físico e exame de eletrocardiograma (ECG), no qual é observada a onda delta (feixe de onda de maior amplitude e menor frequência) associada a um intervalo PR (espaço de tempo entre as ondas P e R) diminuído.

Pode levar à morte súbita em casos de excesso de exercícios físicos caso não seja devidamente acompanhada e tratada. Seu tratamento pode envolver uso de medicação, mas na maioria das vezes é eminentemente cirúrgico, no qual é realizada a ablação (destruição) do feixe de transmissão anômalo para que os impulsos nervosos voltem a ser conduzidos pelas vias anatômicas normais entre o átrio e o ventrículo do coração.

Este texto foi escrito por: Dr. José Marques Neto

Comentários

Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade