• tênis - Problemas na parte da frente do seu tênis de corrida? Saiba o que fazer

Problemas na parte da frente do seu tênis de corrida? Saiba o que fazer

Seja nos treinos ou durante as provas, quilômetros e mais quilômetros por asfalto, areia, grama e terra são rotina dos corredores e exigem um esforço imenso dos pés, uma das partes do corpo que mais sente os impactos da modalidade, e que por isso, deve ser bem cuidada e protegida pelo par de tênis de corrida adequado.

A questão é que às vezes, mesmo visando o conforto e usando o tênis apropriado, ainda assim é preciso lidar com o aparecimento de calos, bolhas e até mesmo furos. Uma opção para evitar esse problema é comprar o tênis um ou até dois números maiores que o seu habitual, já que é comum os pés incharem durante a corrida e quanto mais justo, maior o atrito.

Quando for comprar um tênis de corrida, prefira fazer isso ao final do dia, período em que os pés estão naturalmente mais inchados do que de manhã, por exemplo. Você também pode fazer o teste da palmilha, retirando-a do tênis e colocando seu pé em cima para saber exatamente onde está sobrando ou faltando espaço.

Cada tipo de treino tem um modelo mais apropriado, quando o piso é mais rígido o ideal é dar preferência para um modelo com mais amortecimento de impacto, se sua categoria é montanha também há o melhor tênis. É preciso combinar as características desejadas às suas necessidades como atleta.

Problemas na parte da frente do seu tênis de corrida? Saiba o que fazer

Cuidar dos tênis de corrida fazem parte da rotina do corredor / Foto: Deklofenak/ Depositphotos

Agora, se você é daqueles corredores que mesmo tomando todos os cuidados tem sempre os mesmos problemas, dá uma olhada nessas dicas da ortopedista Ana Paula Simões:

– O cabedal está apertando?

Quando este for o incômodo, há mais de uma opção para resolvê-lo sem precisar comprometer a estrutura do calçado. Uma das mais simples é calçá-lo enquanto usa meias grossas e um secador no ar quente para acelerar o processo de laceamento. Quanto mais natural o material do tênis, mais flexível ele poderá ficar. Quando usá-lo com suas meias do dia a dia, sentirá bastante diferença.

Outra opção é o líquido de alongamento, conhecido como “stretching liquid”, que deve ser borrifado antes de calçar o tênis e promete um espacinho a mais na região dos dedos. Se você quiser uma opção mais caseira, o jornal molhado é um dos truques mais usados e que muita gente diz funciona. Basta amassar um pouco de jornal, molhá-lo na água e colocar dentro do tênis. No dia seguinte o cabedal terá se expandido um pouco.

+ Participe da Venus 15k RJ 2018. Inscreva-se aqui!

– E quando o tênis de corrida vive furando no dedão?

Este problema está ligado a local do pé em que você coloca pressão ao pisar. Se você já tem um histórico de o tênis furar no dedão, o ideal é tentar corrigir a pisada com fisioterapia. E de maneira mais prática, evite calçados com o cabedal de pano, preferindo os modelos que tem a parte da frente mais reforçada.

– Ainda está incomodando?

Faça a tentativa de usar proteção na parte da frente dos pés durante a corrida, elas são feitas de material resistente e podem ser encontradas em lojas especializadas de cuidados com os pés. Ou se não houver outra opção, use duas meias. A ideia é evitar os problemas na parte da frente dos pés e do tênis!

Comentários

Tags:, , , , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade