Psicóloga dá dicas de saúde mental e física para atletas neste período sem competições

O dia 23 de junho é a data Universal Olímpica que marca a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em março deste ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o governo japonês adiaram os Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, a mudança histórica aconteceu devido à pandemia do novo coronavírus. Os Jogos Olímpicos não serão realizados na data prevista pela quarta vez na história, mas nunca havia sido adiado. Isso mexeu muito com a mente dos atletas que já estavam se preparando para as Olimpíadas há meses.

Os atletas de alto rendimento e as comissões de esportes que estavam se preparando para o evento deste ano tiveram que adaptar as suas rotinas de treino no isolamento social. É fato que o adiamento levou também a uma reflexão dos atletas, comissão técnica e todos os envolvidos sobre o tema. A inteligência emocional contou desde o dia do anúncio do COI até o dia de hoje, já que a quarentena permanece no Brasil. Entender a mente e administrar bem o psicológico podem ser a chave para passar de forma mais sustentável por este momento.

“Eles não podem sair para treinar porque precisam evitar contágio e preservar os seus familiares. Ainda estão vivendo a insegurança do adiamento dos Jogos Olímpicos. Nessas condições, manter o atleta motivado e equilibrado, torna-se o principal objetivo” revela Melissa Voltarelli, Coordenadora da Psicologia Esportiva do Esporte Clube Pinheiros.

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Para a psicóloga e especialista em esportes de alto rendimento, o mais importante é manter uma normalidade dentro da anormalidade, para confortar nosso pensamento. Justamente para a ansiedade não se tornar algo prejudicial a nossa vida e desencadear outros problemas.

Psicóloga dá dicas de saúde mental e física para atletas neste período sem competições
Foto: Adobe Stock

Melissa Voltarelli, psicóloga do Esporte Clube Pinheiros, lista 5 dicas para manter a saúde mental e física neste período sem competições tanto para atletas profissionais, quanto para amadores. Veja abaixo:

1) Elabore novas metas, veja este tempo como um extra para alcançar os objetivos

Ver por outro ângulo, como um maior tempo de preparação para se conseguir o objetivo, traçar metas possíveis. Estabelecendo assim um cronograma da vitória! Se possível baixar alguns aplicativos para te ajudar como “Lojong”, “Zen”, “Insight Timer”, “Querida Ansiedade” entre outros, que estão disponíveis tanto para android quanto para IOS, que ajudam nas crises de ansiedade.

2) Se conecte com as pessoas que moram com você, não esqueça da importância da socialização

Estamos isolados, mas a tecnologia nos permite socializar mesmo assim. Muitos atletas viajam e não passam muito tempo com a família e agora têm a oportunidade de se reconectar ao ambiente familiar. Além de manter o contato com toda a equipe técnica, os amigos também ajudam na motivação, use a tecnologia a seu favor.

3) Continue a rotina de treinos físicos

Continuar a treinar e a manter a forma física ajuda na liberação do estresse e evita que quando os treinos voltarem hajam mais lesões. Alguns países já estão afrouxando a quarentena, e por isso alguns atletas já voltaram a treinar. Porém, para quem ainda está em isolamento o ideal é utilizar a criatividade para intensificar os treinos com a equipe técnica.

4) Busque viver um dia de cada vez

O mais importante é saber que estar ansioso ou desmotivado fazem parte, e que é necessário pensar um dia de cada vez. É aquele ditado um dia a mais, porém um dia a menos. E claro, sempre buscar conversar sobre estes sentimentos, seja em uma terapia ou com familiares. Ninguém precisa carregar tudo sozinho(a).

5) Seja otimista

Vamos sair desta situação, o mais importante é não perder a esperança e o foco dos nossos objetivos, e isso vale para todas as pessoas sejam elas atletas ou não. Isso vai passar e enquanto não passa vamos nos fortalecendo para sairmos deste momento melhores. Não há nenhum resultado físico, se o mental não estiver bom.

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Redação Webrun

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