Entenda como a psicoterapia pode ajudar a mudar seu corpo

É muito comum as pessoas procurarem nutricionistas e educadores físicos quando decidem iniciar um processo de emagrecimento, certo? Porém, poucos são os que vão em busca de um psicólogo com o mesmo objetivo. Acredita-se que para emagrecer é necessário comer direito e se exercitar. Não há nada de errado nisso, só que para algumas pessoas não é tão simples assim…

Se você já tentou emagrecer de diversas formas, tomando remédios inibidores de apetite, fazendo dietas restritivas e até mesmo se submetendo a cirurgias, talvez seja a hora de tratar sua mente. O mesmo vale para aqueles que dizem saber o que têm que fazer, mas não conseguem entrar em ação. Talvez a terapia com foco em emagrecimento possa te ajudar.

684778
Um profissional focado na área do emagrecimento pode fazer toda a diferença para quem quer mudar o corpo Foto: WavebreakmediaMicro/Fotolia

Infelizmente, ainda existe um estigma em nossa sociedade que terapia é coisa para loucos e eu ainda acho que loucos, são os que acreditam nisso. A terapia é um processo de auto conhecimento a qual qualquer pessoa pode se submeter. Tem como principal intuito resgatar a auto estima, devolver qualidade de vida, desenvolver inteligência emocional e proporcionar a auto consciência.

Com esses recursos, o indivíduo aumenta sua capacidade de lidar com problemas, minimizar sofrimentos, desenvolver resiliência e se relacionar. A terapia com foco em emagrecimento visa trabalhar as emoções e os sentimentos que estão por trás de comportamentos sabotadores, como preguiça, gula, compulsão e procrastinação. Além disso, o processo pode ajudar a descobrir auto sabotagens, que estejam impedindo o paciente a iniciar seu processo de emagrecimento.

+ Clique aqui e inscreva-se para a Amazing Runs Garopaba!

Na terapia, o paciente pode analisar como lida com a comida e demais relações e como essas podem influenciar a sua maneira de se alimentar, se cuidar e até mesmo de se priorizar, direta ou indiretamente.

Terapia com foco em emagrecimento

Ela pode também identificar outros transtornos alimentares (anorexia, bulimia, ortorexia, vigorexia), bem como problemas relacionados à imagem corporal. É importante que o processo seja conduzido preferencialmente por um profissional, com especialização em transtornos alimentares e obesidade.

Dieta
Às vezes você precisa mais do que mudar a alimentação e fazer exercícios para chegar até a meta Foto: bonatts/Fotolia

O processo terapêutico com foco em emagrecimento visa proporcionar uma mudança de dentro para fora e por esse motivo leva tempo. Não há um padrão de números de sessões, pois essa necessidade varia de paciente para paciente e exige um grande comprometimento por parte do indivíduo com o processo.

De qualquer forma, a uma mudança, uma vez realizada, pode ser levada para toda a vida. E, se levada a sério, transforma-se em um lindo e libertador processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts