• Corridas de Rua - Quais alimentos e bebidas ajudam a evitar as temíveis câimbras?

Quais alimentos e bebidas ajudam a evitar as temíveis câimbras?

Você está correndo e de repente sente uma fisgada em algum músculo do corpo. Assim a corrida vai por água abaixo. Essa contração involuntária incomoda e acaba prejudicando os treinos e as provas de muita gente.

A famosa câimbra, que de glamour não tem nada, pode durar apenas alguns instantes ou até por minutos e em casos extremos as contrações são tão fortes que o atleta chega a se contorcer de tanta dor.

Alongar e massagear o local ajuda a aliviar a dor. Foto: Rido/Fotolia

Alongar e massagear o local ajuda a aliviar a dor. Foto: Rido/Fotolia

Segundo a nutricionista e fisiologista do exercício, Juliana Pizzocolo Martins Estrela, as partes do corpo mais atingidas são a panturrilha, mãos, abdômen, pescoço e pés. “As câimbras são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando mais frequentes à medida que envelhecemos”, conta.

Mas o que torna esse problema mais frequente? Para a especialista, alguns fatores como atividade física vigorosa, desidratação, diabetes, baixa taxa de açúcar no sangue, varizes e fraturas ósseas estão entre os responsáveis por desencadear as câimbras.

Neste caso, os grandes aliados na prevenção são alimentos ricos em vitamina A, B, C, cálcio, magnésio e repositores de sódio como a água de coco. “Todos esses alimentos possuem a capacidade de garantir uma ótima contração muscular e, desta forma, diminuem os riscos de câimbras”, explica a nutricionista. Além disso, se manter hidratado é fundamental, com a ingestão de bastante água.

Para os que enfrentam as câimbras frequentemente, a dica é beber bastante água. Foto: Minerva Studio/Fotolia

Para os que enfrentam as câimbras frequentemente, a dica é beber bastante água. Foto: Minerva Studio/Fotolia

Confira alguns dos alimentos que foram listados pela especialista:

RICOS EM CÁLCIO
– Leite e derivados
– Couve
– Brócolis

RICOS EM POTÁSSIO
– Banana
– Mamão
– Tomate
– Feijão
– Aveia
– Cevada
– Granola
– Amendoim
– Camarão
– Ostras
– Arroz integral

RICOS EM MAGNÉSIO
– Gérmen de trigo
– Tâmaras
– Ameixa seca
– Figo seco
– Castanha do Pará

Além da alimentação adequada, o alongamento é a atividade fundamental que o atleta deve executar durante o treinamento. “Ele trabalha o movimento inverso ao da contração muscular, aumentando o fluxo sanguíneo no local”, finaliza.

Se mesmo seguindo essas dicas a câimbra aparecer, o recomendável é massagear e alongar a região afetada para aliviar a dor.

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