Qual é o melhor horário para treinar?

O melhor horário para treinar é um assunto muito discutido e polêmico entre treinadores, fisiologistas, médicos, profissionais da saúde e atletas, sobretudo em períodos de calor. Alguns dizem que o ideal é treinar bem cedo, quando a temperatura está mais amena e o corpo mais descansado. Perfeito, pois é mais do que claro que as altas temperaturas prejudicam o desempenho do organismo. Já no inverno, principalmente em lugares mais frios, é mais recomendado treinar um pouco mais tarde.

Nas grandes cidades há ainda outro agravante: os índices de poluição se elevam durante o decorrer do dia, o que também é muito prejudicial ao desempenho e à saúde. Na cidade de São Paulo, por exemplo, um estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP feito há alguns anos atrás, estimou que a poluição seja responsável por 13,1 mil internações por ano, sendo o ar quase três vezes mais “pesado” do que o limite tolerável pela OMS, Organização Mundial de Saúde.

Qual é o melhor horário para treinar?
Foto: Adobe Stock

Analisando somente estes dois tópicos, temperatura e poluição do ar, já seria o suficiente para alegarmos que o horário ideal para treinar é cedo. Se você tiver essa disponibilidade sua performance será muito melhor, mas é preciso considerar que nem todos podem…

+ Veja aqui como participar de uma corrida virtual!

“Não consigo treinar de manhã” – Por outro lado muitos dizem que ao treinar muito cedo, a pessoa pode estar com seu pico hormonal baixo, e com isso, ao fazer um treino mais intenso, o corredor pode ter um choque maior no organismo.

Tenho alguns alunos que não conseguem treinar cedo, mesmo com esse horário livre, pois seus organismos simplesmente não funcionam pela manhã. Neste caso, não há estímulo psicológico e, sobretudo, hormonal para a realização de um bom treino, sendo mais recomendado treinar em outro horário.

Horário das provas – Em geral, as provas de corrida começam às 8h e duram em média 2h (para meia maratona) e entre 3h30 a 4h30 para as maratonas. Ou seja, o corredor desse tipo de competição vai terminar a prova num horário com forte calor. Por isso quem corre sempre muito cedo corre o risco de “seu motor ferver” em uma  competição dessas, mesmo que a pessoa esteja muito bem treinada.

Mas vale lembrar que treinar muito forte no calor é prejudicial, como dissemos acima. Ninguém vai sair por aí fazendo intervalados ou treinos em ritmo de prova com a temperatura muita elevada. Contudo, fazer um ou outro treino em horário mais quentes, em ritmo mais lento, é indispensável para quem pretende participar de provas melhorar a resistência.

A questão é que a maioria das discussões que abordam os melhores horários para treino tem seu foco sempre voltado na melhoria da performance, e quase nunca voltado para a questão social-cultural, que, diga-se de passagem, é um dos grandes motivos da procura dos amadores pela corrida.

+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!

É evidente que quem treina pretende sempre correr um pouco mais longe e/ou um pouco mais rápido, de preferência sem precisar sofrer muito nos treinos. Mas o que realmente mantém as pessoas treinando por longos anos, muitas vezes nos horários mais malucos possíveis, são os relacionamentos e os grandes prazeres que a corrida proporciona. Por este ângulo, diria que o melhor horário para treinar é quando eu consigo me relacionar com outras pessoas e curtir o máximo possível minha corrida, independente de ser manhã, tarde ou noite!

Correr na hora do almoço – Tenho um amigo que corre normalmente no horário do almoço. Por várias vezes já pensei que é um tremendo maluco, pois é um dos horários mais quentes, mais perigoso aos órgãos, e um dos mais agressivos a pele, devido à alta exposição aos raios ultravioletas do sol. Mas é o horário que ele tem, e provavelmente ele se sinta muito bem durante e após estes treinos, pois do contrário, não correria há tantos anos.

O máximo que posso recomendar a ele é que nunca corra sem estar bem alimentando e muito bem hidratado, que utilize muito protetor solar, boné, roupas leves, e que procure o máximo possível as sombras. Mas deixar de correr por não ter um outro horário, nem pensar. Se você não pode treinar nos horários mais recomendados, o melhor horário para treinar é o horário que você tem!

+ O seu calendário completo de corridas está aqui!

Resumindo – Os horários de temperatura mais amena são bons para treinar, pois são os horários onde podemos extrair mais de nossos organismos, visando performance, porém, como a maioria das provas presenciais no Brasil acontecem em horários muito quentes, treinar uma vez ou outra com temperatura adversa, em um ritmo mais lento, é praticamente indispensável.

Os horários da manhã são muito bons, desde que você tenha tido uma boa noite de sono e tenha tomado um bom café da manhã, mas para alguns, treinar de manhã pode ser uma péssima pedida, pois seus organismos não funcionam neste período.

Os horários em que você se diverte treinando e se relaciona com outras pessoas são sempre muito mais recomendados e os que mais te estimularão a treinar por longos anos, mesmo que muitas vezes nestes a temperatura não esteja tão amena. Quando você não dispõe dos horários mais frescos, o melhor horário para treinar é o que você tem. E por último, os melhores horários para treinar são aqueles que você se sente feliz, e que tem estímulos que te levem a treinar com maior vontade e frequência. Bons treinos!

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– O que acontece com seu corpo quando você fica sem treinar por muito tempo? 

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nelson Evêncio

Nelson Evêncio

Graduado em Educação Física. Pós Graduado em Treinamento Desportivo, Administração e Marketing Esportivo. Treinador Nível II pela IAAF. Presidente a ATC- Associação dos Treinadores de Corrida de 2009 a 2017.

Ver todos os posts