Por que os organizadores e corredores de trail run devem se unir?

O ano está acabando, geralmente nesse período você pensa no que deu certo, as conquistas e vitórias durante o ano. Mas também no que deu errado, os fracassos e derrotas. Fazer um balanço é sempre benéfico, refletir sobre os novos objetivos e planejar o futuro é fundamental. No mundo trail somos movidos a desafios, normalmente eles vêm de alguma grande prova. E, neste fim de ano os calendários já estão tomando forma. Diversas organizações de prova já divulgaram seus eventos. Para nós corredores, isso é fundamental.

Foto: smuki/Fotolia
A união dos corredores com organizadores é importantíssima para o trail run crescer cada vez mais Foto: smuki/Fotolia

Quando estabelecemos uma prova alvo específica com antecedência, temos a oportunidade de planejar e executar uma preparação com uma qualidade superior. Sabemos que a maioria das provas tem um custo alto, por isso quanto antes estabelecer o próximo objetivo melhor. Porém, há algo que me chateia muito e que a minha ignorância não permite entender (mas, primeiro, preciso contextualizar). Vamos ser humildes, o “mundo” trail é pequeno, temos um público crescendo exponencialmente, porém, ainda somos pequenos. Temos uma infinidade de provas e cada dia surge uma nova. Isso é ótimo, quanto mais opções, nós corredores tivermos, melhor.

Por ser um mundo pequeno que está crescendo, precisamos nos unir: corredores e organizadores. Queremos a evolução do esporte, ter provas de qualidade e de um nível técnico iguais as que acontecem na Europa. Mas, para isso é necessário juntar forças. Somos como ciclistas e carros, queremos andar na mesma via, para o mesmo lado, um respeitando o outro. A regulamentação do esporte ainda está engatinhando, vai demorar até algo sair efetivamente do papel. Então, a responsabilidade de sentar, conversar e unir o esporte é nossa.

Participe da Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro. Clique aqui e inscreva-se!

Por enquanto, é utópico pensar nacionalmente. Mas a nível regional é fundamental que organizadores de provas sentem e conversem. Provas com grandes distâncias, em datas próximas dividem o público. Se realizarem suas provas com uma diferença boa de semanas, as duas ganham. E é isso que não entendo: se todos ganham, por que não sentar e conversar? Temos que fomentar o diálogo em nossas cidades, regiões e estado (para um dia, chegar ao nível nacional). Por que não criar circuitos estaduais de trail, onde tenham provas de diversas organizações?

O mundo mudou porque algumas pessoas ousaram pensar diferente. Não estou dizendo que estou 100% certo. Quero, justamente, fomentar a discussão. Vamos nos unir, corredores. Vamos conversar com nossos amigos organizadores, vamos fomentar o diálogo entre eles, e deles conosco. Só temos a ganhar.

Deixe seu comentário, sua opinião sobre esse assunto. Vamos ser agentes de transformação.

“O melhor estímulo para conseguir mudar o que não está ao nosso alcance é unir-se com aqueles que partilham do mesmo sentimento de mudança.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cristiano Fetter

Cristiano Fetter

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS
Sócio Ultra Funcional Place
Founder Raiz Trail

Ver todos os posts