Quatro campeões do Ironman Brasil tentam título

Galindez é o maior campeão da prova (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)
Galindez é o maior campeão da prova (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)

No próximo dia 25 acontece em Florianópolis (SC) a edição 2008 do Ironman Brasil, competição que reunirá quatro campeões de edições anteriores, que buscam mais uma vitória. A brasileira Fernanda Keller, os argentinos Oscar Galindez e Eduardo Sturla, e o alemão Olaf Sabatschus figuram entre os favoritos para os 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42,195 de corrida.

Keller ostenta uma grande lista de conquistas, incluindo seis medalhas de bronze no Mundial do Havaí, além de ter ficado 14 vezes entre as 20 melhores na prova de Kona. O que certamente a coloca entre as melhores do mundo. Aos 43 anos, ela venceu a edição do Ironman Brasil em 2004, foi três vezes vice, venceu uma vez quando a disputa acontecia em Porto Seguro e este ano pretende obter mais uma vez a vaga para o Mundial.

Já Oscar Galindez venceu em Florianópolis em 2003, 2006 e 2007 e ostenta o título de maior vencedor da competição e mais uma vez desponta como um dos favoritos. O argentino radicado no Brasil já conquistou o público nacional tanto pela sua competência, quanto por sua simpatia.

Mais destques – O também “hermano” Eduardo Sturla, vencedor em 2001, é outro destaque, já que detém o melhor tempo no percurso, de 8h11min10, obtida no ano em que venceu a prova. Ano passado ele ficou na 13ª posição no Havaí e este ano busca a classificação para melhorar a marca.

O alemão Olaf Sabatschus vem em busca do terceiro título, já que venceu em 2004 e 2005 e é apontado como o grande adversário para Galindez. No começo do ano ele já mostrou que está em plena forma, ao vencer o Ironman da China.

A elite da prova reunirá 53 competidores, divididos em 36 homens, que brigarão por três cagas para o Havaí e 17 mulheres, que tentarão duas vagas. “São grandes atletas, acostumados às conquistas e que já sentiram o sabor de vencer o Ironman Brasil. Tenho certeza que teremos, mais uma vez, uma grande prova”, destaca Carlos Galvão, diretor geral da prova.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts