Quatro motivos para equilibrar atividades físicas e alimentação saudável

Quatro motivos para equilibrar atividades físicas e alimentação saudável
Foto: Adobe Stock

Ter uma vida mais saudável é o objetivo da grande maioria das pessoas, mas nem sempre a correria do dia a dia permite que elas possam adotar hábitos saudáveis ou encaixar um horário para atividades físicas na agenda diária tampouco é missão mais simples. Entretanto, uma das lições que a pandemia de covid-19 mostrou a todos é a importância que uma vida balanceada pode proporcionar. Para isso, é eficiente combinar a alimentação saudável com a prática de atividades físicas. Veja quatro motivos para adotar esses novos hábitos o quanto antes em sua vida:

1 – Mais rendimento nos treinos

Fazer atividades físicas, como caminhar e correr, é muito mais do que colocar roupas apropriadas, tênis e sair pelas ruas de seu bairro. Sem o consumo de alimentos saudáveis, a pessoa terá maior dificuldade nos exercícios necessários, demonstrando maior cansaço do que o normal. Para que a prática alcance os resultados esperados, é necessário mudar os hábitos alimentares, trocando gorduras e açúcares por proteínas, fibras e uma quantidade adequada de carboidratos. Isso ajuda a fortalecer os músculos e diminuir a quantidade de gordura corporal.

+ Siga o Webrun no Instagram!

2 – Melhor condicionamento para tarefas

Combinar alimentação adequada com atividades físicas potencializa não apenas os treinamentos, mas as próprias tarefas rotineiras que as pessoas estão habituadas a fazer. Há diversos estudos científicos que mostram que essa combinação melhora a capacidade de cognição e agilidade em atividades consideradas normais, como a execução do trabalho e caminhar. A lógica é simples: a partir do momento em que o corpo humano consome mais nutrientes para seu pleno funcionamento e realiza atividades que melhoram a capacidade aeróbica e muscular, naturalmente se adaptará melhor a tudo o que fizer.

3 – Consciência corporal

Já ouviu falar em consciência corporal? Esse conceito é vital para quem deseja ter uma vida mais saudável. De forma geral, é possível compreendê-la como a capacidade de reconhecer os limites e as habilidades de nosso próprio corpo. Ou seja, quais atividades ele consegue fazer sem afetar a musculatura, quais é possível desenvolver e até quais alimentos o metabolismo consegue digerir melhor e aproveitar mais nutrientes. Ao combinar boa alimentação com prática esportiva, a pessoa começa a testar seu próprio organismo, identificando aquilo que lhe faz bem e o que precisa evitar para ter mais bem-estar.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

4 – Aumento da imunidade

Também não é segredo para ninguém que a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos mais saudáveis têm relação direta com a prevenção de doenças. Isso ocorre porque esses hábitos aumentam a imunidade e a resistência do organismo, fortalecendo-o contra possíveis problemas. Os alimentos, por exemplo, fornecem nutrientes que fortalecem os anticorpos e diminuem a taxa de gordura no sangue. Já a prática esportiva fortalece os músculos, como os do coração, mantém a pressão arterial e reduz os riscos de AVC.

Como fazer isso?

Querer adotar hábitos saudáveis é um ponto fundamental, sem dúvida, mas é preciso sair da teoria e colocar em prática. Para isso, o primeiro passo é organizar a rotina de forma que consiga incluir um espaço para fazer alguma atividade ou modalidade esportiva. Pode ser uma simples caminhada, o futebol com os amigos ou a pedalada até o escritório. O importante é buscar orientação profissional para saber o que é mais adequado ao seu corpo e aos seus objetivos. Por fim, melhore a alimentação. Valorize os ingredientes naturais, sem nenhum tipo de conservante – e não se preocupe com o sabor! Hoje as melhores linhas conseguem combinar qualidade de vida, paladar e respeito à natureza em sua composição.

 

Texto de Arlindo Curzi da Verde Campo.

 

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts