Tem dúvidas de como queimar gordura? Confira 6 perguntas e respostas sobre o tema

Foto: Fotolia

Além de focar em um bom desempenho e em um novo estilo de vida, muitos começam a correr para emagrecer ou perder gordura. Mas será que só o exercício é importante para a queima de gordura? Existem alimentos indicados para facilitar esse processo?  Pensando em esclarecer algumas dúvidas sobre o tema, o Webrun conversou com a nutricionista Ellen d’Arc, da Bio Mundo, e com a endocrinologista Dra. Juliana Ferreira de Oliva, da Medicina Preventiva do GNDI. Confira abaixo:

Ficar em jejum me faz queimar mais gordura?

“Períodos prolongados de jejum podem reduzir o metabolismo e também costumam levar à uma tendência de alimentação hipercalórica como compensação, prejudicando o tratamento”, comenta a endocrinologista.

Já a nutricionista fala que estudos mostram bons resultados do jejum intermitente para o emagrecimento. “Estimula a utilização de gordura como fonte de primária energia, sensibiliza a insulina (hormônio que nos faz engordar). Porém, essa estratégia tem começo meio e fim. A longo prazo não funciona bem, pois o corpo se adapta e não responde tão bem, causando episódios de compulsão alimentar e deixando o metabolismo lento”, analisa.

+ Pronto para 21k? Se inscreva na 9ª Meia Maratona Pague Menos!

Consigo queimar gordura só pensando no meu exercício?

“Queimar gordura sim. Mas isso não representa perda de peso. A regra para perda de peso é simples: deve-se gastar mais calorias do que come”, afirma Ellen. A endocrinologista explica também que a perda de peso é um conjunto de medidas. “Alimentação saudável e prática de atividade física regularmente, além da mudança de hábitos de vida, fazem parte do processo”, diz Juliana.

Posso me exercitar em jejum para emagrecer?

Não é indicado realizar atividade física em jejum. O organismo necessita de energia durante o exercício e o jejum pode tanto prejudicar o desempenho na atividade física quanto provocar algum tipo de mal estar para o paciente, além de não aumentar a perda de gordura”, atenta a endocrinologista.

Em contrapartida, Ellen comenta sobre a utilização de gordura como fonte primária e que isso pode ter bons resultados na queima de gordura. Porém, a nutricionista alerta que é essencial ter “um plano nutricional individualizado com acompanhamento de um profissional capacitado”.

Descansar é importante para o processo?

Ambas especialistas afirmam que o descanso é importante. “É essencial para o bom desempenho e recuperação. A hipertrofia por exemplo, se dá no descanso do músculo. O exagero no treino pode trazer males à saúde, causar lesões”, afirma a nutricionista. A endocrinologista ainda acrescenta comentando que o organismo precisa de repouso para recuperar as fibras musculares. “Portanto, é válido intercalar dias de exercício com dias de repouso. Também é importante lembrar que o estresse pode prejudicar o processo de perda de peso e atividades que ajudam a diminuí-lo podem colaborar no tratamento”, diz Juliana.

Tem algum alimento que me faz perder mais gordura?

“Não há alimentos que, por ação direta, provoquem perda de gordura. O emagrecimento é resultado de uma alimentação hipocalórica balanceada”, comenta a endocrinologista. Ellen concorda com a doutora e também fala que “existem alimentos que auxiliam nesse processo. Por exemplo, abacate, oleaginosas, fibras, alimentos integrais, grãos (chia), frutas vermelhas, gengibre, pimenta, chás.

E suplementos para a queima de gordura?

A nutricionista comenta que eles podem ajudar no processo com “estratégia nutricional de cada indivíduo”. Para a endocrinologista, os suplementos são indicados em alguns casos. “Paciente com dificuldades ou restrições em manter uma alimentação balanceada (idosos, pós operatório de cirurgia gástrica etc…) ou em fases de maior necessidade nutricional (por exemplo, gestação). Também pacientes que realizam atividades físicas de alta intensidade podem se beneficiar do uso de suplementos”, afirma Juliana.

 

Qualquer mudança na sua rotina de exercícios e dieta é essencial ter um acompanhamento de um médico! Corra sempre com saúde 🙂

+ Confira provas de diferentes modalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina Bianchi

Marina Bianchi

Formada em jornalismo, sempre fui muito ligada ao esporte e agora resolvi me aventurar ainda mais nisso! Acho esse mundo mágico e espero passar um pouco desse sentimento para outras pessoas também!

Ver todos os posts