Quênia alcança 500 marcas sub-2h20 em maratona

A cada ano os atletas do Quênia estabelecem novas marcas e recordes nas maratonas ao redor do mundo e em 2006 não foi diferente. No último domingo (3) na Maratona de Singapura, Amos Matui estabeleceu a marca sub-2h20 pela 500ª vez entre os corredores daquele país.

A prova de Singapura foi realizada acima da linha do Equador às 6h e isso diminuiu os efeitos do calor e da umidade. O resultado das boas condições foi a vitória de Matui. Ao ser informado sobre o feito histórico, ele declarou às agências internacionais: “isso é muito importante, mas o melhor foi a minha vitória”. Além disso, ele recebeu um cheque no valor de 25 mil dólares pelo primeiro lugar.

Em 2005 foram 492 resultados abaixo das 2h20 e esse ano, como ainda serão disputadas algumas maratonas, como a de Honolulu, a contagem final pode subir ainda mais. O número de atletas diferentes que conseguiram o feito esse ano é de 371, mas essa não é uma marca muito confiável. Os quenianos muitas vezes competem com diferentes versões de seus nomes e isso pode ocasionar uma contagem dupla.

Para 2007 os atletas estão confiantes. Os quenianos esperam que a marca seja maior e com uma diferença grande em comparação 2006. Após correr em Singapura, prova que estabeleceu seis marcas para a contagem, Paul Kiptanui disse aos organizadores: “acredito que ano que vem serão mais de 550”. Já Emmanuel Koskei, maratonista que possui 2h12 como melhor marca, acredita que “haverá 600 sub-2h20 em breve”.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts