Queniana Priscah Jeptoo vence categoria feminina da São Silvestre

Perseguida por Wude  Priscah apertou o ritmo nos metros finais (foto: Paulo Gomes#8260; www.webrun.com.br)
Perseguida por Wude Priscah apertou o ritmo nos metros finais (foto: Paulo Gomes#8260; www.webrun.com.br)

Editado às 22h00 após entrevista com as atletas

A corredora queniana Priscah Jeptoo venceu a 87ª Corrida de São Silvestre na categoria feminina ao correr os 15 quilômetros em São Paulo no tempo de 48min48. Em seu início a prova foi liderada pela marroquina naturalizada italiana Nádia Ejjafini, que puxou o pelotão de frente.

As corredoras brasileiras foram minguando e, logo após o trecho da Avenida Pacaembu, apenas duas atletas ficaram juntas na frente, Priscah Jeptoo e a etíope Wude Ayalew. Wude chegou a assumir a ponta, mas Priscah retomou e manteve até o final, sempre com a etíope na cola, que fez o tempo de 48min52.

“Estou muito feliz”, conta Priscah. “A chuva dificultou, mas eu estou em boa forma. É uma vitória muito importante para minha carreira”, afirma.

Em amárico, língua oficial da Etiópia, Wude Ayalew precisou que o vencedor na categoria masculina, seu compatriota Tariku Bekele fizesse o papel de intérprete. “Foi muito difícil por causa da chuva. Tentei deixar Priscah para trás nos 400 metros finais, mas não consegui”, diz Wude. “Nunca tinha corrido sob chuva tão forte”.

A terceira colocada foi a queniana Eunice Kirwa, seguida pela italiana Nádia Ejjafini e pela queniana Elizabeth Rumokol. A melhor brasileira na prova foi a piauiense Cruz Nonata, que chegou na sexta colocação com o tempo de 51min59.

“Estou feliz por ter sido a primeira brasileira. O novo percurso não foi tão ruim, para o próximo ano eu já estou sabendo, esse é melhor”, analisa Cruz.

Confira a classificação da categoria feminina da 87ª São Silvestre:

  • 1ª Priscah Jeptoo (QUE) 48min48
  • 2ª Wude Ayalew (ETI) 48min52
  • 3ª Eunice Kirwa (QUE) 50min58
  • 4ª Nádia Ejjafini (ITA) 51min19
  • 5ª Elizabeth Rumokol (QUE) 51min44

    Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

  • Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts