Quenianas detêm o maior número de vitórias na São Silvestre

Eunice Jepkirui Kirwa bateu recorde na Meia do Rio (foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
Eunice Jepkirui Kirwa bateu recorde na Meia do Rio (foto: Sérgio Shibuya / ZDL)

Desde 1975 as atletas do Quênia foram as corredoras que mais conquistaram medalhas na Corrida Internacional de São Silvestre e na edição de 2011 seis atletas de elite do país africano podem levar outros títulos para casa. Um dos destaques da prova é Eunice Jepkirui Kirwa, fundista que detém o recorde na maratona do Rio de Janeiro, com a marca de 1h10min29.

“O novo percurso é muito rápido e se encaixa no perfil das quenianas, velozes por natureza. Além das sempre favoritas, podemos destacar a etíope campeã de 2008 (Wude Ayalew) e outra tanzaniana (Natalia Sulle)”, relata Moacir Coquinho Marconi, agente das africanas.

Outras estrangeiras confirmadas são Nancy Jepkosgei Kiprop, recordista da 10k Rio Corrida Pan-Americana de 2011 com 34min08, Jeptoo Prisca (já registrou 1h10min8 em Meia Maratona), Nelly Jepkurui, medalhista de ouro na Maratona de Curitiba em 2011, e Rumokol Elizabeth Chepkanan, que é campeã da Meia Maratona de São Paulo 2010.

O primeiro ouro brasileiro foi obtido em 1995 por Carmem de Oliveira, sendo que as outras quatro campeãs brasileiras foram Roseli Machado (1996), Maria Zeferina Baldaia (2001), Marizete Resende (2002) e Lucélia Peres (2006).

A elite brasileira será representada por nomes de peso como Adriana Aparecida da Silva (campeã pan-americana da maratona), Conceição Oliveira (campeã do Ranking Caixa/CBAt), Maria Zeferina Baldaia, Lucélia Peres, Marily dos Santos, Sueli Pereira, Cruz Nonata e Fabiane Cristine da Silva, quarta e sexta colocadas em 2010, respectivamente.

“Estou pronta para vencer a São Silvestre e iniciar 2012 em grande estilo. Meu objetivo é garantir uma vaga olímpica na Maratona e a prova faz parte dessa busca”, relata Adriana Aparecida da Silva, do Pinheiros. A largada da elite feminina A e B está programada para às 17h10, em seguida será a vez da elite masculina (17h30).

A entrega dos kits de participação este ano será feita nos dois novos ginásios de treinamento do Complexo do Ibirapuera (rua Manoel da Nóbrega, 1361), pois o Mauro Pinheiro está em reforma. A entrega do material será realizada nos dias 28 e 29 de dezembro (das 9 às 19 horas) e no dia 30 (das 9 às 17 horas).

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts