Quenianos Chepkanan e Kimutai conquistam Circuito Caixa, em Uberlândia

Chepkanan  vencedora da prova feminina  chegou com o tempo de 33min59 (foto: Luiz Doro/ adorofoto)
Chepkanan vencedora da prova feminina chegou com o tempo de 33min59 (foto: Luiz Doro/ adorofoto)

Dois atletas do Quênia conquistaram o pódio do Circuito de Corridas da Caixa, em Uberlândia, e confirmaram no domingo (7/10), o porquê do continente africano ser considerado o reduto dos grandes corredores. A dobradinha queniana, com Paul Kimutai, do masculino, e Rumokol Chepkanan, da categoria feminina, venceram em 29min41 e 33min59, respectivamente.

“O clima estava bom e o ritmo da prova foi bem forte. Tentei me desvencilhar do Giomar, mas ele me deu muito trabalho”, brinca o queniano Kimutai, de 18 anos, que gostou da prova em Uberlândia e encerra sua primeira temporada no Brasil no início de dezembro.

O atleta Giomar Pereira foi o segundo colocado com o tempo de 29min44, apenas três segundos atrás do vencedor, e só se conformou com a derrota bem perto da linha de chegada. Ele liderou a prova do terceiro até o sétimo quilômetro, neste trecho perdeu a ponta para Kimutai, mas retomou em seguida e só foi ultrapassado nos 500m finais.

“Forcei muito até a metade da prova, mas faltou gás no final”, lamenta Giomar. “Mesmo assim, o resultado foi importante para abrir vantagem no ranking”, completou o baiano, que foi seguido por João Ferreira de Lima, o “João da Bota” (terceiro colocado com a marca de 29min51).

Ranking – A penúltima etapa do circuito, do último domingo, também trouxe a confirmação do título do ranking Nacional de 2010 para Valdir Sérgio de Oliveira, que chegou no 11º lugar. Ele já tinha uma vantagem tão confortável que não poderá ser alcançado na prova final.

“Estou feliz pelo título antecipado, mas queria conquistar mais um pódio. Não deu porque senti um pouco de cansaço na metade da prova”, diz o campeão de 2010, que não havia treinado direito nas últimas três semanas por conta de problemas de saúde.

“Agora quero descansar um pouco e depois vou me preparar para as últimas competições do ano. Vou lutar muito pelo pódio na São Silvestre”, acrescenta o mineiro de 25 anos, que começou a correr influenciado pelo irmão, Lindomar Modesto de Oliveira, o “Pantanal”.

Valdir é a grande revelação das corridas de rua desta temporada. Ele sofreu algumas lesões no começo da carreira, mas voltou para o Cruzeiro em janeiro de 2010 e teve um ano quase perfeito. Das 33 provas que participou (29 de dez quilômetros e quatro meias-maratonas), até este domingo, subiu ao pódio em 27.

Apesar do evento reunir o maior número de corredores de elite nacional da temporada (28 homens e 17 mulheres), nenhum deles conseguiram superar os dois quenianos vencedores. No feminino, o resultado foi igual a da competição mascullina: vitória para uma queniana.

Rumokol Chepkanan não tomou conhecimento das adversárias e forçou o ritmo já no terceiro quilômetro para abrir vantagem até a linha de chegada. Chepkanan finalizou o percurso de dez quilômetros em 33min59. Em seguida foi a vez da brasileira Cruz Nonata, que chegou o tempo de 34min40, já a corredora Edielza Alves dos Santos completou o pódio com o tempo de 35min31.

“Gostei muito do percurso, mas queria correr um pouco mais rápido. Mesmo assim estou feliz com a vitória”, garante Chepkanan, que conquistou o melhor tempo já registrado em Uberlândia e agora voltará ao país de origem nesta semana.

Para Cruz Nonata estava estreante do Circuito nesta temporada, a prova foi muito puxada. “Tentei acompanhar a queniana até a metade do percurso. Mesmo assim, o resultado foi muito bom”, analisa a atleta especialista em provas de pista (ela foi campeã do Troféu Brasil nos cinco e 10.000m em 2009, e vice-campeão nestas duas distâncias este ano).

A terceira colocada da disputa também ficou satisfeita com a prova. “Procurei me manter no pelotão da frente e mantive a regularidade, importante para garantir o primeiro lugar no ranking, que espero manter até o final”, afirma a corredora, que é líder isolada do Ranking Nacional.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts