• Meia Maratona - Quenianos são favoritos no Mundial de Meia Maratona

Quenianos são favoritos no Mundial de Meia Maratona

A prova passará por vários pontos turísticos da cidade' (foto: Sérgio Shibuya/ ZDL)
A prova passará por vários pontos turísticos da cidade’ (foto: Sérgio Shibuya/ ZDL)

No próximo domingo (12) acontece no Rio de Janeiro a edição 2008 do Mundial de Meia Maratona, disputa que acontecerá junto com a Meia da cidade e contará com diversos nomes de prestígio internacional. Mais uma vez a equipe do Quênia entra como grande favorita tanto entre os homens, quanto entre as mulheres.

As equipes do país africano têm dominado as corridas de rua nos últimos anos e, com dois esquadrões fortes para a disputa da competição carioca, dificilmente alguém lhes tirará o título coletivo. Ao todo 51 federações membros da Iaaf se inscreveram para o evento.

Desde 2004 o Quênia não conquista um título individual no Mundial de Corridas de Rua e no Mundial de Meia, mas em compensação na disputa por equipes eles têm prevalecido. Enquanto no individual as últimas conquistas foram com Paul Kirui (2004) e Tegla Loroupe’s (1999), entre os times eles faturaram as duas últimas edições, tanto entre os homens, quanto entre as mulheres. Na história da competição, que começou em 1992, eles levaram oito títulos masculinos e quatro femininos.

Entre os principais concorrentes estão a Romênia (vencedora em 2005 entre as mulheres); Etiópia (título de 2005 masculino e 2004 feminino) e a Rússia (vitória em 2003 no feminino). Destes, apenas a Romênia não estará no Rio de Janeiro. Eritreia e Quatar também devem vir com times fortes, enquanto Japão, Espanha, Tanzânia Uganda e Brasil correm por fora.

Este texto foi escrito por: Webrun

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade