Quer estrear nos 10k no primeiro semestre? Veja as dicas!

Ano novo, vida nova e distância nova… Enquanto alguns corredores estão partindo para grandes desafios como uma maratona, os 10k já são um passo bem grande para aqueles que estão começando, mas lembre-se que o início nunca é fácil e é essencial que você esforce-se para não desistir.

O treinador e presidente da Associação de Treinadores de São Paulo, Nelson Evêncio, explica que existem algumas medidas a serem observadas antes de partir para uma distância como os 10k. “É necessário que o atleta esteja com os exames médicos em dia e consiga correr pelo menos 40 minutos consecutivos sem andar”.

“É importante estar com o peso corporal em ordem e treinar com regularidade. Três vezes por semana é o ideal, somando as distâncias em torno de pelo menos 30k”, diz o treinador.

Em quanto tempo vou conseguir correr 10k?

“Depende muito de cada corredor, do biotipo, idade e também do histórico esportivo. Algumas pessoas nunca praticaram exercícios, isso faz muita diferença. Existem corredores que demoram seis meses, enquanto outros dois ou três”.

Cruze a linha de chegada dos 10 quilômetros mais forte! Foto: WavebreakmediaMicro/Fotolia
Cruze a linha de chegada dos 10 quilômetros mais forte! Foto: WavebreakmediaMicro/Fotolia

Qual a frequência de treinamento?

“É necessário no mínimo três dias por semana somente de corrida, se houver a possibilidade de fazer mais dois de musculação é possível até mesmo melhorar a performance”.

“Musculação, treino funcional e ciclismo também são opções de esportes bons para serem feitos paralelamente a corrida. O fortalecimento evita lesões e melhora o desempenho”, explica Nelson.

Em quanto tempo devo completar a prova?

Nelson alerta que a preocupação deve estar focada em completar a prova correndo direto, sem pensar no tempo. “A média vai de 55 minutos a 1h15, mas tudo depende do potencial, treinamento e histórico esportivo”.

Etapa importante para o corredor

O treinador lembra que essa prova é importante e serve de referencial para outras distâncias. “Tanto iniciantes quanto corredores de longa distância devem fazer provas de 10k periodicamente, é uma ótima forma de observar a performance”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Daniel Krutman

Daniel Krutman

Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.

Ver todos os posts