Reeducação Funcional da corrida: melhore sua postura e performance no esporte

Poucos são os corredores que nunca tiveram alguma história de lesão para contar. O que alguns não prestam atenção é que muitas delas podem estar diretamente ligadas com a postura que correm e outros fatores da biomecânica do movimento. Pensando nisso, a Care Club, referência na assistência às pessoas de forma integrada, oferece um serviço chamado Reeducação Funcional. O método consiste em melhorar a postura e o movimento no esporte através de uma avaliação, além de exercícios e orientações específicas para cada atleta, buscando assim colaborar na melhora da performance ou recuperação de lesões. 

+ Siga o Webrun no Instagram!

Reeducação Funcional da corrida: melhore sua postura e performance no esporte
Foto: Adobe Stock

O fisioterapeuta da Care Club, Fábio Bessa, explica que até mesmo quem não tem lesões pode tirar benefícios desta avaliação, a utilizando como um trabalho preventivo. “O processo necessita de engajamento do paciente, não só com exercícios que são feitos presencialmente, mas também com várias dicas para serem aplicadas durante os treinos e lições de casa, que facilitam as mudanças propostas na postura e no movimento, dessa forma o processo fica mais fácil e efetivo, quando dividido entre fisioterapeuta e paciente.”

A avaliação envolve primeiro uma entrevista completa com o corredor, para saber mais sobre sua rotina de treinos, história das suas dores ou lesões, tratamentos prévios e tudo mais que possa ajudar no entendimento e direcionamento da sua avaliação funcional da corrida. Na sequência, é solicitado que o paciente corra tanto na esteira ou na pista (a depender de onde normalmente os treinos são realizados) onde são coletadas vídeos em vários ângulos diferentes para uma análise mais detalhada junto ao paciente. No mesmo dia o atleta já saí da avaliação sabendo os pontos a serem melhorados e o caminho a ser percorrido em busca da corrida ideal. 

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

“Um relato comum dos pacientes que passam pela Reeducação Funcional é a melhora significativa no conforto e na diminuição do cansaço durante a corrida, até antes mesmo nos sintomas de alguma dor ou lesão”, conta Fábio.

O fisioterapeuta ressalta que a Reeducação Funcional pode ser aplicada no processo de reabilitação de qualquer esporte em que a dor tenha relação com o movimento. “Quem frequenta a Care Club como paciente já deve ter se deparado com avaliações de bike, tênis, natação, futebol, futevôlei, vôlei entre outras modalidades esportivas”, finaliza.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts