Respiração e Pulsação – formas de ouvir o seu corpo

Respirar é um ato tão prosaico e habitual que nem nos damos conta que o executamos. Porém, quando falamos de atletas, seja de final de semana ou de alto rendimento, esse ato ganha contornos específicos e merece maior atenção.

Na vida de um atleta o ato de respirar está associado ao desempenho, à fadiga e à qualidade da atividade esportiva. A respiração é um parâmetro de como está acontecendo o treino, uma referência dos limites do corpo.

Não pretendo discutir como se deve respirar durante uma prática, se devemos soltar o ar pela boca ou pelo nariz, se devemos inspirar de forma breve ou prolongada. Questões como essas são muito discutidas e estudadas entre fisiologistas do exercício e educadores físicos. O que pretendo é discutir os aspectos psicológicos do cuidado com a respiração.

Respirar, ou melhor, atentar para a respiração pode ser um momento precioso em que o praticante de um esporte pode tomar consciência do seu esforço, da sua capacidade. Pode até ser um momento de tomar a decisão de mudar a estratégia de uma prova. Estar atento à respiração é uma boa oportunidade de tomar consciência das condições de seu corpo.

Fique atento a como você respira em repouso – quando está vendo televisão por exemplo-, verifique: sua inspiração é mais longa ou mais breve que a expiração? Você realiza movimentos abdominais enquanto respira? Qual é o tempo de um ciclo respiratório inteiro?

Quando você estiver iniciando o exercício verifique as mesmas coisas, bem como durante todas as fases do treino e até meia hora depois do seu final e compare cada uma delas. Você perceberá diferentes momentos, formas distintas de respirar em momentos diversos.

Depois de ter feito essa observação vamos torná-la mais refinada. Enquanto você respira imagine o ar entrando e saindo pelas suas narinas ou boca, tente traçar o caminho que ele faz até seu pulmão, imagine-o inflando e esvaziando, tente sentir a quantidade de ar que você está capturando e expelindo.
Finalmente, tente relacionar sua respiração com o seu pulso sanguíneo, sinta o que acontece com o seu coração nos mais diversos tipos de respiração, imagine a quantidade de sangue e o percurso do sangue em cada batida.

Se você conseguir tomar consciência da sua respiração e pulsação você conseguirá perceber qual é o estado do seu corpo no momento exato do treino e poderá traçar estratégias para reduzir a fadiga ou evitá-la durante uma prova de longa duração, por exemplo.

Em um sentido mais amplo, você poderá controlar melhor suas reservas de energia, irá perceber o exato momento de dar um sprint ou de diminuir um pouco o ritmo, de mudar o padrão respiratório e tentar uma recuperação. Você poderá sentir a melhor hora de hidratar-se ou de suplementar-se, pois a atenção à sua respiração te colocará em contato com seu corpo. Você terá um indicador subjetivo do seu treino, sendo capaz de imprimir um ritmo mais leve ou pesado conforme seu técnico solicitar, ou conforme você planejar para aquele dia.

Resumindo: Atentar para a respiração e para a pulsação possibilita uma escuta das linguagens do corpo. Seu corpo está a toda hora te dizendo sobre você. É preciso saber escutá-lo.

Este texto foi escrito por: Marcus Teshainer

Redação Webrun

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