O poder da respiração no esporte e rotina

A respiração consciente tanto no dia a dia como no esporte é fundamental. Ela é capaz de controlar o desenvolvimento das atividades físicas, medir esforços e até mesmo determinar seu estado de espírito. Ao longo do dia pode ser necessário parar e buscar atenção plena, assim o corpo funcionará da melhor maneira possível, passando facilmente por situações consideradas estressantes.

A professora de yoga Amanda Preto lembra que a respiração é o veículo da vida. “Ao ficar nervoso a respiração muda completamente e para voltar ao eixo basta focar nela, o mesmo acontece durante um exercício físico. É possível controlar sua percepção de esforço, indicando seu nível de energia para o corpo, fazendo assim com que o oxigênio chegue na quantidade certa, e seja distribuído da melhor maneira possível”.

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“Na prática, durante um exercício de musculação, inspira-se na posição inicial e expira-se ao final. No caso da corrida é um pouco mais desafiador, principalmente para quem está começando. É bom iniciar respirando pelo nariz profundamente e conforme ficar mais cansado, e seu corpo precisar liberar o gás carbônico, opte por uma respiração mais curta”, explica.

Amanda dá a dica de expirar e inspirar inflando a barriga, isso ajuda no controle da respiração. “Não existe uma técnica específica, você deve fazer como se sentir melhor. No yoga usamos os pranayamas e cada um tem sua finalidade. Talvez seja interessante regular a respiração antes de uma prova importante, esta técnica ajuda a acalmar os pensamentos e em tempos de performance, acredito que seja eficaz para ativar a consciência”.

Nascemos sabendo respirar perfeitamente, porém ao decorrer do tempo perdemos a habilidade devido situações de estresse Foto: Maridav/Fotolia
Nascemos sabendo respirar perfeitamente, porém ao decorrer do tempo perdemos a habilidade devido situações de estresse Foto: Maridav/Fotolia

Esportes para melhorar a respiração

A natação costuma ser a principal indicação de especialistas quando o assunto é respiração, afinal se você não conseguir regular esta parte ficará cansado e pode acabar desistindo do esporte. O yoga é outra opção, já que os asanas (posturas) exigem uma respiração consciente antes, durante e depois da prática.

“Nascemos sabendo respirar perfeitamente, porém ao decorrer do tempo perdemos a habilidade devido situações de estresse e adversidades da vida. Isto reflete diretamente no dia a dia. Geralmente pessoas mais estressadas têm respiração curta e ofegante”, alerta.

“Antes de praticar qualquer esporte sinta sua respiração, ela é o veículo de toda performance e capacidade”, diz a professora. O teste VO2 é uma boa opção para ficar atento aos seus limites, também use monitor cardíaco durante treinos e entenda como seu corpo funciona.

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Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

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