Romena é ouro na maratona olímpica de Pequim

Constanina no lugar mais alto do pódio da Maratona de Chicago (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
Constanina no lugar mais alto do pódio da Maratona de Chicago (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
A maratona feminina olímpica foi realizada nesse sábado (16), horário de Brasília, já domingo na China e contou com atletas de diversos países, inclusive a brasileira Marily dos Santos. A campeã da competição foi a romena Constantina Tomescu-Dita com o tempo de 2h26min44.

A medalha de prata ficou com a queniana Catherine Ndereba com 2h27min06. Já o bronze foi para a chinesa Chunxiu Zhou com apenas um segundo a mais, 2h27min07. Marily dos Santos chegou na 51ª posição com 2h38min10.

Prova – A largada da prova aconteceu às 7h30, horário local . Logo no início as atletas formaram um grande pelotão que se manteve por quase toda prova. A passagem dos dez quilômetros foi feita no tempo de 36min10. A brasileira Marily acompanhou o primeiro pelotão na ponta até o quilômetro 13.

Já a maratonista de Lesoto, Mamorallo Tijoka, liderou a competição por alguns quilômetros, mas abandou a prova com aparente dor na panturrilha. A competição passou por diversos pontos turísticos de Pequim e por todo o percurso havia grande torcida.

A passagem da meia maratona foi feita no tempo de 1h11min27 com a liderança da romena Constantina Tomescu-Dita. A inglesa Paula Radcliffe, atual campeã da Maratona de Nova York, parou alguns segundos após a passagem do quilômetro 21 para urinar e perdeu algumas posições.

Já no quilômetro 25 Constantina abriu vantagem de 36 segundos em cima do primeiro pelotão e seguiu na liderança até o final. Aos 38 anos, a maratonista conquistou seu primeiro ouro olímpico.

A disputa pelas medalhas de prata e bronze foi acirrada e só definida nos metros finais dentro do Estádio Ninho de Pássaro, local de chegada. A briga pelos dois lugares do pódio ficou entre as quenianas e as chinesas. Mas Catherine Ndereba ultrapassou a chinesa e levou a prata pela segunda vez.

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts