Você sabe qual a importância da rotina alimentar para corredores?

Por Planos Amil.

Pessoas que já estão no universo do esporte, afirmam que correr é mais do que uma atividade física, mas sim um exercício terapêutico. Porém, como qualquer outra prática exige certos cuidados, isso será definido em maior ou menor escala, dependendo do nível da sua performance.

Muitos corredores iniciantes se preocupam com  as maneiras de evitar lesões, investem em rotinas de treino e exercícios complementares que possam otimizar o desempenho, além de planos de saúde para realizar check-ups regularmente, contudo a alimentação exerce um papel primordial no alcance dos resultados de um atleta.

Uma nutrição saudável deve ser prioridade durante os treinos e, principalmente, nas vésperas da competição, já que uma má escolha pode comprometer seu tempo de prova. Para estabelecer o melhor cronograma alimentar consulte seu médico ou nutricionista e siga algumas de nossas dicas!

Uma alimentação reforçada antes do treino é primordial Foto: nd/Fotolia
Uma alimentação reforçada antes do treino é primordial Foto: nd/Fotolia

O combustível mais importante para os corredores são os carboidratos, responsáveis pela produção de energia em nosso corpo. Alimentos como pães, leguminosas, hortaliças, cereais e frutas são ricos em carboidratos. O segundo mais relevante são as gorduras, seguido pelas proteínas, responsáveis pela regeneração muscular e recuperação dos tecidos.

Uma alimentação reforçada antes do treino é primordial, não somente para alcançar os resultados, mas também para evitar problemas como hipoglicemia e baixo teor de açúcar no sangue, o que pode provocar mal estar e tonturas. Antes dos treinos é recomendado investir em uma refeição rica em carboidratos, com proteínas magras e baixo teor de gordura. Frutas, grãos e sanduíches podem ser uma boa opção.

Clique aqui e inscreva-se para o Circuito de Corrida Caixas, etapa Chapada dos Veadeiros!

Após os exercícios, além dos carboidratos, é primordial investir em alimentos ricos em proteínas para acelerar a recuperação muscular. Opte por leite, ovos, grãos e carnes magras.

Não esqueça que a hidratação é primordial! Beba 35ml de água por quilo do seu peso em dias de treino, enquanto no dia que antecede a prova o consumo o recomendado é de 300ml na noite anterior, 200ml durante a manhã e entre 200ml/500ml nas duas horas que antecedem a competição.

Uma nutrição saudável deve ser prioridade durante os treinos Foto: Marilyn Barbone/Fotolia
Uma nutrição saudável deve ser prioridade durante os treinos Foto: Marilyn Barbone/Fotolia

No dia antes da prova a atenção deve ser redobrada. Evite alimentos crus como comida japonesa, frituras, carnes gordas e bebidas alcoólicas, além disso é recomendado fracionar as refeições diárias, aumentando assim a ingestão de carboidratos. Escolha para o almoço alimentos ricos em proteínas magras e hortaliças, para o jantar invista em uma boa macarronada acompanhada de sucos naturais.

Lembre-se: consuma alimentos que serão de fácil digestão! É recomendado manter o maior número de hábitos no dia da competição, evitando bebidas lácteas e frutas com efeito laxante. Consuma o café da manhã usual e se hidrate bastante antes e durante a prova. Em provas de até 10km é recomendada que a hidratação seja feita apenas com água, a cada 20 minutos, em percursos superiores é necessário complementar a hidratação com bebidas isotônicas.

Faça boas escolhas para melhorar ainda mais o seu potencial e bons treinos!

Confira aqui o blog da Amil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts