Running Show: palestra mostra as vantagens de treinos complementares

Professora Vania Temporini trabalha com treinamento funcional há 20 anos (foto: Clarissa Viana/ www.webrun.com.br)
Professora Vania Temporini trabalha com treinamento funcional há 20 anos (foto: Clarissa Viana/ www.webrun.com.br)

Direto da Running Show – Com as tecnologias se desenvolvendo cada vez mais para aumentar o rendimento e o desempenho de corredores, muitos acabam esquecendo de aproveitar treinos complementares para compensar o desequilíbrio provocado pela corrida e amenizar as conseqüências tardias no atleta.

Na palestra da professora Vânia Temporini, sobre yoga, pilates e treinamento funcional como complementares a corrida, treinadores, atletas e fisioterapeutas descobriram as vantagens para o corpo. “Todos nós temos músculos que estão mais curtos, movimentos que estão mais limitados. E práticas como a yoga e o pilates combatem esse encurtamento, facilitando os movimentos e aumentando o rendimento”, reflete ela.

Todos que compareceram à palestra viram na prática essa teoria da professora. Com exercícios de alongamento, fortalecimento, força e postura, eles puderam sentir a diferença instantânea de alguns dos exercícios passados pela professora.

“O movimento da corrida provoca um desequilíbrio no corpo, pois há mais extensão de alguns músculos do que outros, provocando um encurtamento nos menos utilizados. E isso também gera conseqüências para os tendões, os ligamentos e as articulações”, comenta a educadora física.

O treinamento funcional, de acordo com Vânia, realiza movimentos similares aos praticados pelo atleta de maneira mais ampla, para minimizar o desequilíbrio provocado pela prática do esporte. “Todas as modalidades têm seu desequilíbrio, do corredor ao ciclista. Não existe modalidade que não provoque um descompasso no corpo de quem pratica”, pontua.

A Running Show acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera até o dia primeiro de agosto, das 14h às 21h no dia 30, das 10 às 22h no dia 31 de julho e das 10h às 18h no dia primeiro de agosto. As palestras são gratuitas aos visitantes e acontecem todos os dias, nos dois auditórios montados na feira.

Este texto foi escrito por: Clarissa Viana

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts