Running Show: Rodolfo Lucena comenta participações em maratonas

Rodolfo Lucena mantém um blog e já escreveu dois livros sobre suas histórias em maratonas e ultras (foto: Clarissa Viana/ www.webrun.com.br)
Rodolfo Lucena mantém um blog e já escreveu dois livros sobre suas histórias em maratonas e ultras (foto: Clarissa Viana/ www.webrun.com.br)

Em um universo que cresce anualmente cerca de 15% – no caso da Maratona de Nova York, a maior do mundo com mais de 43 mil participantes é preciso ter critérios para selecionar sua primeira, ou próxima prova internacional. As palestras da Running Show 2010 têm o objetivo de esmiuçar os tópicos relacionados a corrida, de treinamento a quais provas competir.

Rodolfo Lucena, jornalista e corredor de maratonas e ultramaratonas, falou sobre suas provas internacionais e como escolher um evento fora do país. “Correr uma maratona é um processo de auto-conhecimento, de descoberta”, reflete ele.

Dentre as provas relatadas por Lucena estão destinos com atrativos que vão além do desafio percurso: a bagagem histórico-cultural da White Nights Marathon, largando em frente ao prédio do Hermitage em São Petersburgo ou a beleza natural e gastronômica o sul da França na Maratona de Luberon.

O antes e depois da inscrição – Como indicação para a escolha de uma maratona, ou mesmo dicas para passar por todo processo de inscrição e retirada de kit, Lucena indica selecionar uma ocasião a data das próximas férias ou uma viagem internacional a trabalho ou um local considerado interessante para correr os 42,2 quilômetros.

Escolhida a data ou o local, sites de busca com palavras chaves em inglês facilitam a descoberta de provas que ocorram no período ou local desejado. Usar outros idiomas, como o espanhol, também pode ajudar.

Uma fonte de referências, mas restrito à eventos nos Estados Unidos, é o www.marathonguide.com, que tem calendário e estatísticas das provas norte-americanas.

Na página da Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância, www.aimsworldrunning.org, há informações sobre corridas ao redor do mundo.

Lucena recomenda cautela no momento da inscrição, já que algumas provas podem exigir o pagamento da taxa em um banco do próprio país, e o envio de dinheiro para fora do Brasil pode elevar muito o custo da prova.

A retirada do kit também pode causar problemas: converse com a organização sobre essa parte do evento. E-mails trocados antes da inscrição na prova, mesmo que demorando um pouco para serem respondidos, podem facilitar sua vida antes da prova.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts