Rússia está fora dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Logotipo Oficial Comitê Olímpico Internacional, que tomou a decisão de suspender a participação da Rússia no Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foto: Divulgação/IPC Logotipo Oficial Comitê Olímpico Internacional, que tomou a decisão de suspender a participação da Rússia no Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foto: Divulgação/IPC

Participe do Circuito de Corrida Caixa. São várias etapas para você escolher o seu próximo desafio. Clique aqui!

O fantasma do doping fez a equipe paralímpica da Rússia cair presa da lei que permeia o assunto. A decisão da suspensão aconteceu no dia 7 de agosto e partiu do Comitê Paralímpico Internacional, que alegou a falta de comprometimento do país em cumprir o código antidoping. No entanto, o Comitê Paralímpico russo entrou com recurso para desfazer a decisão do Comitê, mas foi negado hoje (23) pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). De acordo com publicação do The Guardian, a decisão se baseia “na incapacidade (da Rússia) de cumprir as suas responsabilidades de membros do IPC e obrigações, em particular a sua obrigação de cumprir o Código Anti-Doping do Comitê Paralímpico Internacional”.

Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, endossou o pedido negado pela CAS: “A decisão de hoje sublinha a nossa forte crença de que o doping não tem absolutamente nenhum lugar no esporte paralímpico, e melhora ainda mais a nossa capacidade de assegurar uma concorrência leal e condições equitativas para todos os atletas ao redor do mundo”, declarou.

“Apesar de estarmos satisfeitos com a decisão, hoje não é um dia de celebração e temos enorme simpatia pelos atletas russos. É um dia triste para o movimento paraolímpico mas esperamos também um novo começo. Esperamos que esta decisão seja um catalisador para a mudança na Rússia e podemos acolher o Comitê Paraolímpico russo de volta quando retornarem no cumprimento do código antidoping e suas obrigações para garantir uma concorrência leal para todos”, finalizou Craven.

Este texto foi escrito por: Amanda Preto

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts