• Lesão - Sabe aquela dorzinha na sola do pé? Cuidado, pode ser metatarsalgia!

Sabe aquela dorzinha na sola do pé? Cuidado, pode ser metatarsalgia!

Sabe aquele incômodo na região anterior aos dedos, na sola do pé? Nem sempre isso é algo passageiro; essa sensação de como se houvesse uma bola no antepé fazendo volume quando a pessoa anda ou corre pode ser sinal de uma lesão no metatarso.

Essa região do pé possui mais nervos do que as outras,assim qualquer problema nela se torna mais doloroso, por isso é preciso tomar os cuidados adequados e procurar um médico especialista.

Atletas que não têm o hábito de alongar os músculos da panturrilha estão mais propensos à lesões no metatarso, pois joga mais a pressão para a parte da frente de sola, durante corridas e caminhadas. Quanto mais os grupos musculares utilizados ao correr estiverem alongados, melhor.

O diagnóstico da lesão, em geral, é feito com base nos sintomas sentidos pelo paciente, quando o tratamento convencional não funciona, que são pedidos outros exames como o raio-x.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Quanto ao tratamento da metatarsalgia, a ortopedista Ana Paula Simões listou os métodos mais usados:

– Fisioterapia motora: gentilmente esticar cada dedo do pé para cima e para baixo pode realmente ajudar. Flexionar e estender cada dedo do pé com a mão segurando a região por 5 segundos. Repetir cinco vezes ajuda a alongar e mobilizar a articulação.
– Fortalecimento e treino de equilíbrio são muitas vezes a parte negligenciada do tratamento de metatarsalgia em corredores. Fortalecendo os músculos do pé e da panturrilha, você restaura no corpo a habilidade natural de manter o seu arco e reduz a pressão sobre o seu pé durante a corrida.
– Finalmente andar descalço na areia ou na grama de um a três minutos uma vez por dia também ajuda a trabalhar os músculos profundos e tendões do pé.

Corra por uma causa! Inscreva-se na 18ª Corrida e Caminhada do GRAAC!

Algumas soluções externas também podem amenizar a dor da lesão, como:

– Palmilhas ortopédicas para proteger a região do impacto da pisada, quando o pé toca o solo, e preservar o metatarso.
– O uso de uma pequena almofada metatarsal arredondada, que pode ser colocada atrás da área dolorida e amortecer a pressão.
– Massagear os pés usando uma garrafa de água gelada, fazendo os movimentos de ir e vir para aliviar a dor também é uma boa opção.

Para prevenir a metatarsalgia, uma das principais medidas é usar calçados adequados e que protejam a sola do pé. Além disso, é preciso evitar uma intensidade muito alta de treinos, principalmente de esportes de impacto à essa região, como corrida, futebol e outras modalidades onde os pés são tão exigidos. Respeite o descanso necessário para o corpo se recuperar do desgaste e prefira treinar em locais de solo menos rígidos para diminuir os riscos ao metatarso.

Comentários

Tags:, , , , , , , , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade