• Corridas de Rua - Saiba mais sobre osteocondrite do calcâneo, inflamação no calcanhar

Saiba mais sobre osteocondrite do calcâneo, inflamação no calcanhar

Inflamação da placa  placa de crescimento do osso do calcanhar causa dor (foto: Peter_kas/ stock.xchng)
Inflamação da placa placa de crescimento do osso do calcanhar causa dor (foto: Peter_kas/ stock.xchng)

A osteocondrite do calcâneo, também conhecida por osteocondrite de Sever, é conhecida desde o início do século 20 quando foi descrita por Sever, recebendo também o nome de doença de Sever. Trata-se de uma inflamação na placa de crescimento do osso do calcanhar, próxima ao tendão de Aquiles. A maior incidência ocorre em meninos entre 11 e 13 anos que praticam futebol ou corrida. Pacientes normalmente são fisicamente ativos e podem apresentar sobrepeso.

A queixa típica é a dor na região do calcanhar, sobretudo durante a prática de esportes. O exame do físico do paciente demonstra dor localizada, puntiforme e profunda, sem hematoma. O exame radiográfico pode revelar a fragmentação e esclerose (opacificação, quando o osso fica oco).

Acredita-se que a causa esteja diretamente relacionada aos traumas locais, sendo o calcanhar submetido a grandes solicitações mecânicas, pois além da tração exercida pelo tendão de Aquiles existem os impactos diretos do dele contra o solo.

Tratamento– O curso da doença é benigno e o tratamento é conservador. A imensa maioria dos pacientes se recupera sem qualquer tipo de sequela.

O tratamento consiste inicialmente em medidas analgésicas e tratamentos, como repouso relativo da articulação através da mudança de atividade, imobilização do membro caso a dor persista mesmo com estas medidas, e ação combinada de drogas analgésicas e antiinflamatórias.

Uma medida muito importante é a redução do impacto na área do calcanhar. Para tanto, podem ser utilizadas palmilhas ou próteses de silicone na área do calcanhar, além de calçados com boa capacidade de amortecimento no solado. A criança deve diminuir ou se afastar da atividade física quando persiste com dor. Quando a inflamação for tratada, o retorno ao esporte pode ser contemplado.

Este texto foi escrito por: Dr. José Marques Neto

Comentários

Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade