Andar de salto alto pode afetar suas performance. Entenda!

Mulher, você sabia que seu corpo pode ser prejudicado por causa do salto alto? Eles podem ser de vários tamanhos, alturas, cores e modelos, mas o ponto em comum é a adoração que recebem por algumas mulheres. Por conta das alterações na postura, esse tipo de calçado levanta o bumbum, alonga a silhueta e é mundialmente conhecido como símbolo de elegância. Mas não é porque algumas  gostam de usá-lo que o salto alto não tem contraindicação. Na verdade, os malefícios do uso desse modelo de sapato são inúmeros. Se você corre, isso pode afetar sua performance.

Foto: Val Thoermer/Fotolia
Foto: Val Thoermer/Fotolia

Webrun conversou com o ortopedista Fábio Batista, ele explicou como o uso excessivo do calçado pode afetar as pessoas. “O uso constante de salto alto pode afetar a saúde dos pés, tornozelos, joelhos e coluna, pois altera a maneira de andar, provocando desvios e sobrecargas mecânicas no aparelho locomotor”, explica o ortopedista. Exagerar no salto alto pode trazer diversos tipos de problemas. “Dores nas costas, joelhos, plantas dos pés, alterações de unhas, joanetes, fraturas por sobrecargas, calosidades e tendinites, são os problemas mais comuns”, acrescenta.

O uso excessivo do sapato pode prejudicar, e muito, sua performance no esporte. Segundo Batista, o uso excessivo de salto pode fazer com que você sofra mais lesões. “Na corrida, devido às alterações biomecânicas, o uso do salto alto sobrecarrega alguns seguimentos osteomusculares, causando dores e prejuízos funcionais; e devido à instabilidade, pode favorecer eventos como entorses e quedas”, explica.

Foto: Obak/Fotolia
Foto: Obak/Fotolia

“Saltos de até 3 cm, do tipo plataforma, podem ser considerados seguros para o uso eventual, sem afetar sua performance. Para corridas, os tênis de boa qualidade com estruturas para amortecimento de impactos, ventilação e estabilidade, costumam oferecer condições mais adequadas para a prática de quem usa saltos”, conta o ortopedista.

Em um calçado normal, a parte da frente do pé recebe cerca de 40% da carga do corpo e a parte de trás, em torno de 60%. Com um salto muito alto, a parte frontal pode receber uma carga de até 100%.  Por isso, o ideal é manter o salto de até 3 cm. Caso ele seja maior do que 7 cm, prefira o tipo plataforma, que equilibra a distribuição da carga gerada pelo peso corporal nos pés. Além disso, é indicado não passar mais de 4 horas de salto e usá-los apenas uma ou duas vezes na semana.

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Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

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