Santiago Ascenço e Vanessa Gianini vencem etapa do Troféu de Triathlon

A terceira etapa do Troféu Brasil de Triathlon foi disputada em Santos (SP) (foto: Cinara Piccolo/MBraga Comunicação)
A terceira etapa do Troféu Brasil de Triathlon foi disputada em Santos (SP) (foto: Cinara Piccolo/MBraga Comunicação)

A largada da terceira etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que ocorreu neste domingo (25/09), em Santos (SP), foi dada às 9h10, para a categoria profissional, em baixo de chuva e muito vento. Os campeões da modalidade olímpica com 1,5 quilômetro de natação, 40 de ciclismo e dez de corrida, foram Santiago Ascenço e Vanessa Gianini.

Masculino– Após a largada, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre o canal 5 e o 6, Adriano Sacchetto foi o primeiro a sair da água. Santiago Ascenço foi sétimo a finalizar o percurso de natação e, no final da primeira volta do ciclismo, já brigava pela liderança com Sacchetto. Os dois triatletas saíram para correr lado a lado, com Guilherme Manocchio na terceira colocação.

Santiago Ascenço assumiu a liderança no terceiro quilômetro da corrida e foi campeão pela terceira vez seguida no circuito de 2011, com tempo de 1h51min40. “Hoje tivemos condições muito adversas, mas é bom fazer provas mais difíceis, não pode ser sempre fácil. Estou satisfeito com minha performance, agora preciso manter o nível técnico alto até o final do campeonato, para tentar conquistar o tri”, fala o triatleta.

Adriano Saccheto ficou com a segunda colocação, a mesma que conquistou na última etapa, onde também ficou atrás de Ascenço. “Hoje a prova foi bem diferente. Tentei acompanhar o Santiago e saí para correr com ele, mas nos primeiros quilômetros ele estava em um ritmo alucinante e não consegui manter. Apesar disso, estou muito feliz com minha prova”, conta o Sacchetto, que foi o campeão do Ironman 70.3 Brasil 2011, em Penha (SC), no final de agosto.

Guilherme Manocchio (1h54min22) ficou em terceiro lugar, seguido de José Augusto de Azevedo (1h55min15) e Antonio Manssur Filho (1h57min10), em quarto e quinto lugar respectivamente.

Feminino– Entre as mulheres, Carolina Furriela foi a primeira a sair da água, seguida de perto por Fernanda Garcia e Vanessa Gianini, respectivamente. Gianini fez um ciclismo excepcional, saindo para correr mais de três minutos na frente da segunda e terceira colocadas, e conquistou a vitória com a marca de 2h08min28.

“Muitas vezes o triathlon é decidido na corrida e hoje, com o vento, o ciclismo foi a parte principal da prova. Estou muito contente com meu desempenho. Acho que o atleta que tem um treino bom, com técnico que te motiva e treinar com uma equipe forte, faz você estar forte sempre e ter um parâmetro de alto nível”, comenta a campeã.

Carolina saiu para correr junto com Fernanda, mas ganhou vantagem na corrida, ficando com a segunda colocação, com 2h11min15. “Nadei muito bem hoje, mas na bike o vento lateral estava até um pouco pirigoso. Tive que resolver na corrida, já que a Vanessa abriu muita vantagem no ciclismo, mas fiquei muito feliz com minha prova”, fala a vice.

Fernanda Garcia ficou com a terceira colocação e marcou 2h13min40. “Na largada o vento estava muito forte e deixou o mar muito mexido. No pedal o vento contra também dificultou. Fiz meu melhor e na próxima etapa não posso ficar longe da Vaness Gianini, porque estou disputando com ela o campeonato”, conta a triatleta.

Ariane Monticeli (2h28min32) e Priscila da Silva Rocha (2h19min52) ficaram com a quarta e a quinta colocação respectivamente.

O evento também contou com a categoria amador short, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco de corrida. A próxima etapa do Troféu Brasil de Triathlon será no dia 30 de outubro, em Santos, no litoral paulista. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.trofeubrasil.com.br.

Este texto foi escrito por: Mariana Araujo

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts