Saúde mental está ligada ao sucesso no emagrecimento

Com a rotina diária, a vida corrida e todos os montes de cobrança que temos que enfrentar – diversos papéis, cuidar das finanças, bater metas profissionais, criar filhos! – às vezes parece se tornar cada vez mais difícil parar, respirar e pensar antes de agir. Pois saiba que a falta de autocontrole pode estar diretamente ligada aos problemas de excesso de peso.

Ainda não há uma explicação precisa sobre o motivo que leva algumas pessoas a serem mais controladas que outras. Genética e principalmente ambiente de desenvolvimento explicam os porquês de tal desequilíbrio. Sabe-se que a falta de autocontrole nos demanda uma energia para gerar os impulsos de reação, que poderiam ser desviados para outros objetivos e metas mais concretas e positivas.

 

A ansiedade torna muitas pessoas escravas da balança! Foto: Jaroslaw Kochanowicz/Fotolia
A ansiedade torna muitas pessoas escravas da balança! Foto: Jaroslaw Kochanowicz/Fotolia

E da mesma forma que perdemos o controle frente situações do cotidiano – como trânsito, cena de ciúme, discussão com amiga, alguém furando fila – emitimos o mesmo comportamento com alimentação. Apesar de muita gente acreditar que basta força de vontade para chegar ao peso ideal, hoje sabemos que existem também os fatores psicológicos. A sua saúde emocional está intimamente ligada com o seu sucesso no emagrecimento.

Os principais sentimentos que estão interligados ao emagrecimento são a ansiedade, compulsão e depressão. Geralmente pessoas ansiosas tendem a comer compulsivamente em busca de bem estar e de conseguir relaxar pelo menos por alguns minutos. O que acontece de forma geral é que as pessoas sentem prazer em comer e acabam comendo compulsivamente para sentir mais e mais prazer.

Comendo compulsivamente, as pessoas acabam por engordar e com o aumento do peso começam a diminuir sua vida social, entrando em um ciclo onde somente a comida passa a lhes dar prazer. É nesse momento que entra a importância de se desenvolver o autocontrole.

Ter autocontrole é diferente de ser uma pessoa controladora. Na maioria das vezes, quem é controlador e enfrenta problemas de sobrepeso, tende a se “descontrolar” com a alimentação, como uma maneira de compensar a mania de querer ter tudo e todos sobre suas rédeas. Uma forma de compensação.

 

Inscreva-se para 16ª Corrida da Mulher de Curitiba!

 

Por outro lado, não ter autocontrole sobre suas atitudes faz com que a pessoa não pense no que está comendo, se está realmente com fome, se necessita daquele tipo de nutriente naquele momento. E agindo assim, se rende aos ataques alimentares, como se a comida o controlasse, e não fosse controlada por si.

Certamente, pessoas que tem problema em se auto controlar vivem destruindo suas relações e a visão que têm de si mesmo, muitas vezes reagindo por impulso e causando situações e consequências desastrosas e danosas para sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Existem algumas técnicas de relaxamento, respiração e mudança de pensamento que podem ajudar nesse tipo de comportamento inadequado. Porém, a melhor maneira de retomar o controle para si é através de um bom processo de autoconhecimento. Psicoterapia e Coaching são maneiras saudáveis de se conhecer, entender seu funcionamento e assim mudar o que incomoda e prejudica. Ajuda principalmente a retomar o foco para o que realmente importa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elaine Lopes

Elaine Lopes

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Santos e especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade, formada pela FMUSP em parceria com o Hospital das Clínicas. Possui formação em Master Practitioner em PNL e Coaching Sistêmico. Além do atendimento clínico, atualmente é sócia-proprietária e responsável pela divisão de saúde e bem-estar da Soar Desenvolvimento Humano. Idealizadora do projeto Emagreça de Dentro Para Fora, criadora da metodologia de emagrecimento que leva o mesmo nome, e que a fez emagrecer 28 quilos. Ministra o curso Viva Leve! Reprograme sua mente e emagreça e o curso online Pense Leve.

Ver todos os posts