Scheidt: O segredo de um campeão

Todos nós, seres humanos, nascemos com a vocação para a felicidade e o sucesso. Nosso DNA tem na essência um campeão. Mas, como diz uma história zen, Deus foi muito sábio, ao nos dar esse presente. Ele colocou a receita dentro de nós. E esse é um dos segredos dos campeões. Eles sabem fazer o caminho de casa, ou seja, acreditam que os recursos para a vitória estão dentro de si e se preparam para acioná-los. Por esse ponto de partida, o do autoconhecimento, e sabendo seus pontos fortes e limites, traçam toda a estratégia.

Essa é a trajetória que eu também acredito e que está na história dos grandes campeões que ajudei a formar. Minha “Fábrica de Campeões” promove o desenvolvimento integral, que trabalha todas as potencialidades do atleta (corpo, mente e alma), através do método Terapia Esportiva. Com certeza, essa foi e é a trilha do grande campeão, do maior atleta olímpico do nosso país, Robert Scheidt, com quem tenho o orgulho e o privilégio de trabalhar como preparador físico.

Saber que ele tem na sua alta performance os insumos da nossa “Fábrica de Campeões” confirma que estamos no caminho certo, para que nossos atletas atinjam o máximo de seu desempenho e conquistem as vitórias. No meu livro “Fábrica De Campeões”, lançado no primeiro semestre deste ano, Robert é citado como um mestre em recomeço e em foco. A cada competição, a cada temporada, a cada vitória, nós direcionávamos o projeto para conquistar o próximo título, como se estivéssemos nos lançando ao desafio pela primeira vez.

Robert é um expert em focar a atenção em cada conquista. Quando comemora um título, costuma festejar, merecidamente, mas não permite que o triunfo lhe suba à cabeça. Logo retoma os treinamentos com a garra de um principiante, atrás de sua primeira vitória. Como se a competição que passou jamais tivesse existido. Quando raramente a vitória lhe escapa das mãos, Scheidt também sabe relaxar e recomeçar do zero. Quando não se dá bem em uma regata, é capaz de, numa única noite de sono, reorganizar toda a sua estratégia de combate. Não tenha dúvida: a seguinte, ele vence.

Seu segredo está aí. Em Sydney foi medalha de prata. Cumpriu a risca seu programa, com muito foco, determinação, persistência e disciplina, pois o seu objetivo era o ouro. E no mar de Atenas, ela veio, como prêmio a toda a sua preparação de quatro anos, onde não faltaram outros títulos, como o heptacampeonato mundial.

Ouro em Atenas, a primeira medalha de ouro do Brasil nesta Olimpíada. Com muita justiça, Robert ostenta esta conquista no peito e no coração. Nosso campeão entra para a história e escreve com muitos méritos uma linda página da sua vida de atleta vitorioso, da vela e do esporte olímpico brasileiro. Seu segredo é um exemplo que poderá ser aprendido e seguido por muitos que já têm a semente de campeão. Mas, como o maior atleta olímpico brasileiro, precisa saber, cuidadosamente, germiná-la.

Como disse Robert, em “Fábrica de Campeões”: “O esporte, além de tornar minha vida mais saudável e prazerosa, me trouxe disciplina, autoconhecimento, motivação para fixar objetivos e trabalhar para alcançá-los. Fez-me conhecer o mundo e pessoas de diferentes raças e culturas. Em suma, o esporte auxiliou na formação do meu caráter e dos meus princípios, dando rumo à minha vida”.

José Rubens DElia, 49 anos, é professor de Educação Física, consultor de empresas e preparador físico de grandes atletas (além de Robert, ele trabalha com Lars Grael, Christian Fittipaldi, Mário Haberfeld e outros).

Mais informações acesse o site www.jrdelia.com.br

Este texto foi escrito por: José Rubens D Elia

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts