Seguir ou não uma planilha de treinos muda minha performance na corrida?

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

 

Às vezes é difícil conciliar a rotina de trabalho, família, compromissos sociais com os treinos, por isso eles acabam ficando em segundo plano. Mas deixar os treinamentos só para quando sobra um tempinho pode prejudicar, e muito, seus objetivos como como corredor. É por isso, que os treinadores defendem tanto o uso de uma planilha.

Essa agenda de treinos é capaz de dar um direcionamento melhor a cada etapa do treinamento e evita a monotonia de não variar e fazer sempre os mesmos exercícios. Na opinião do treinador Fellipe Franco, a planilha é importante, mas se o corredor tiver consciência de que é importante variar nos treinos, ela não é obrigatória.

O corredor não precisa ter uma planilha para melhorar sua performance, o mais importante é a periodização para ir evoluindo aos poucos. A planilha nesse caso é um complemento, serve como orientação para alcançar o objetivo. Se a pessoa já faz os treinos de maneira correta, tem consciência da importância em variar os tipos de treino, faz o acompanhamento com um treinador, a planilha pode se tornar algo dispensável, afirma.

O ideal é que a planilha seja montada por um treinador, levando em consideração suas particularidades, para que de fato o atleta evolua. Na hora de montar uma, os principais pontos são: periodização (dividir a semana de treino e etapas, cada uma com um objetivo diferente), os tipos de percurso, o fortalecimento da musculatura com outras modalidades ou exercícios, os tipos de treinamento e até mesmo o descanso.

Não há dúvidas de que a melhor opção seria contar com um treinador que faça uma planilha personalizada para você e acompanhe sua progressão, mas nem sempre isso é possível. Se você já corre há algum tempo e está familiarizado com os principais tipos de treino, pode seguir sua própria planilha, mas sem exageros no ritmo ou na intensidade.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts