Seis formas de se recuperar por completo pós treino

Seis formas de se recuperar por completo pós treino
Foto: Adobe Stock

Tem dia que você acaba o treino e parece que um caminhão passou por cima de você? Tudo dói! Correr, fazer funcional, crossfit, qualquer treino é bom demais, mas para conseguir evoluir  no esporte e ter disposição para isso, a recuperação é essencial. Por isso, nós separamos dicas importantíssimas para você que não quer deixar que o cansaço atrapalhe seu desempenho:

1. Pernas para cima

Nada mais agradável do que colocar as pernas pra cima e descansar pós um treino. É legal permanecer nesta posição de cinco a dez minutos. Isso faz com que nos alonguemos passivamente, apenas permitindo que o peso do corpo fique mais consciente na nossa percepção. Dessa forma, eles dão espaço entre os ossos propiciando mais espaço entre eles. O corpo se alonga!

Seis formas de se recuperar por completo pós treino
Arte: Thays Aguiar

2. Gelo neles

Após a atividade física, as membranas que revestem as células musculares se danificam. Com isso, o líquido que se encontra dentro da célula entra em contato com o músculo e faz com que ele fique inchado depois do exercício. A crioterapia ajuda a recuperar o músculo, a regenerar a célula e a eliminar esse líquido. O método consiste na imersão de uma parte do corpo em um balde ou banheira cheia de gelo logo após o exercício, por 10 a 20 minutos. Durante 10 minutos de imersão no gelo, os vasos sanguíneos se contraem. Depois desse período, a circulação sanguínea na região aumenta e a musculatura relaxa. Isso diminui a inflamação muscular e, consequentemente, dores na região horas depois da atividade física.

+ Veja como participar de uma corrida virtual!

Arte: Thays Aguiar

3 – Se alimente bem

Durante o treino e atividades físicas, é bom consumir alimentos para ajudar o seu corpo; a comida pode ser o melhor remédio para combater a fadiga e rigidez muscular. Escolha alimentos anti-inflamatórios como cereja, mamão, espinafre, maçã, nozes, amêndoas, pimentão ou os que contém ômega-3 . Tente consumir alguma proteína saudável e fontes de carboidratos dentro de uma hora do seu treino para que seu corpo possa começar a reconstrução e reposição de músculos cansados de imediato.

Arte: Thays Aguiar

4. Desligue a mente

Dormir bem e dar repouso adequado ao seu corpo, pode ser o tratamento mais eficaz de todos.
Enquanto você dorme, seu corpo repara e se cura. Muitos atletas de elite dormem mais do que as típicas sete e oito horas, mesmo se você não que não esteja com uma programação de treinamento de nível olímpico, não negligencie o seu sono. Pode ser uma das melhores defesas de recuperação que você pode pôr prática.

O sono é o momento em que o corpo gasta menos energia e, por isso, consegue regenerar a musculatura. Sem dormir bem praticamente não há benefícios nos exercícios.

Seis formas de se recuperar por completo pós treino
Arte: Thays Aguiar

5 – Água para se recuperar nunca é demais

Beber bastante água ajuda a eliminar toxinas do seu corpo, e prevenir a desidratação, que por si só pode piorar a dor muscular. As bebidas esportivas ou água de coco podem ajudar a repor os eletrólitos necessários, contribuindo para  promover sua recuperação.

Arte: Thays Aguiar

+ Escolha sua próxima corrida!

6 – Invista em massagens

A massagem é um dos meios de recuperação mais rápidos e prazerosos que existe. A massagem ativa a circulação sanguínea no músculo e ajuda o tecido muscular a relaxar, portanto recorrer à massoterapia até o dia seguinte do treinamento pode ajudar a diminuir as fadigas musculares e a recuperar os danos que os exercícios provocam nos músculos.

Seis formas de se recuperar por completo pós treino
Arte: Thays Aguiar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts