Sem pensar em aposentadoria, Gebrselassie enfrenta Maratona de Nova York

Haile Gebrselassie segue para a Maratona de Nova York (foto: Copyright SCC-running)
Haile Gebrselassie segue para a Maratona de Nova York (foto: Copyright SCC-running)

“Por que deveria me aposentar? Por que deveria dizer que vou parar em três ou quatro anos? Você se aposenta no exato momento em que diz essas palavras”, reflete o etíope Haile Gebrselassie, recordista mundial de maratona em Berlim 2008, com o tempo de 2h03min59. Aos 37 anos, o corredor segue para a Maratona de Nova York, que acontece próximo domingo (7/10), na Big Apple e será um dos principais adversários do brasileiro Marílson Gomes dos Santos.

Dono de um sorriso simpático Haile também é um excelente atleta nos 10.000m e medalhista de ouro (na modalidade) nos Jogos Olimpícos de Atlanta (1996) e de Sidney (2000). Apesar de tantos títulos, o atleta desperta dúvidas. Na maioria das maratonas, os melhores tempos conquistados pelo etíope sempre foram em provas que ofereciam os famosos marcadores de ritmos.

Além disso, as provas tinham percursos planos, como as maratonas de Londres, Berlim e Dubai. Já nos 42 quilômetros do próximo domingo, Haile enfrentará uma altimetria mais difícil e não poderá contar com os marcadores de ritmos. “Nova York é um lugar para ganhar, não precisa bater um recorde. Só ganhar é suficiente”, garante Gebrselassie, que sonha baixar o tempo já conquistado nos próximos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Em favor de Haile, além da vitória na terra de Shaskepeare, o maratonista carrega na currículo o tempo de 2h06min09 na prova de Dubai (na época, a disputa foi realizada sob condições climáticas desfavoráveis). O etíope também se consagrou como campeão da meia-maratona da Inglaterra, com a marca de 59min53. Fatores que indicam uma velocidade ainda admirável.

Outros favoritos – O resultado da próxima maratona de Nova York, no entanto, não depende apenas de Haile, mas também da perfomance dos demais competidores. Os quenianos que brigarão por mais vitórias são: James Kwambai, segundo colocado na Maratona de Roterdan; Abel Kiru, campeão da IAAD World de 2009; Gilbert Kirwa, vencedor da maratona Frankfurt, no ano passado, com o tempo de 2h06min14; Emmanuel Mutai, medalhista de ouro nos 42 quilômetros da maratona de Londres deste ano, e Paul Tergat, vecendor em Nova York em 2005.

Além deles estarão presentes o morroquinio Abderrahim Goumri, vice-campeão da prova duas vezes (2007 e 2008), o brasileiro Marilson Gomes dos Santos, de 33 anos, bicampeão da disputa (2006 e 2008), e Hendrick Ramaala da Rússia, ganhador da prova em 2004.

Vale lembrar que os americanos Mebratom Keflzighi, de 35 anos, e Dathan Ritzenhein são outros fortes concorrentes, já que Mebratom saiu de Atenas com uma medalha de prata (2004) e Ritzenhein cruzou uma meia-maratona com o tempo de 1h. A prova do próximo dia sete começará por volta das 10h, na ponte Verrazano-Narrow, local da largada. O evento faz parte do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (World Majors Marathon – WMM) e chega à 40ª edição este ano.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts