• Destaque - Descubra novos sabores com a Segunda Sem Carne

Descubra novos sabores com a Segunda Sem Carne

segunda-carneSegunda feira é o dia oficial da “mudança de vida”, quem nunca prometeu que usaria o início da semana para começar uma dieta, algum tipo de mudança e assim o fez? Essa é a mesma ideia que move o projeto Segunda Sem Carne.

A proposta é uma campanha da Sociedade Vegana Brasileira, em parceria com a Secretaria Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne. Já são mais de 35 países que apoiam a campanha e o Brasil começou a participar do movimento em 2009.

Inscreva-se para a Gilette Body Amazon Run! Clique aqui

O brasileiro consome uma quantidade muito grande de carne diariamente, o que ao ser diminuída ajuda a reduzir a propensão de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e diversos tipo de câncer. Lembrando que apenas 1kg de carne custa 10 mil m²  de floresta desmatada, 20 dias de uma lâmpada de 100w, 15 ml de água doce limpa, e 250 km percorridos por um carro.

Hoje, mais de 10 mil animais morrem por minuto no Brasil para que se produzam carnes, laticínios e ovos. A maior parte sofre em confinamento intensivo e mal conseguem se locomover. É possível mudar essa realidade.

A nutricionista Maiara Fidalgo explica que não existem perigos em incluir este tipo de alimentação uma vez por semana. “Se a pessoa se identificar com o vegetarianismo deve sim procurar auxílio profissional. Aqui no Brasil a carne é conhecida como mistura e isso não é necessariamente o correto, é possível incluir leguminosas como ervilha, grão de bico, lentilha, castanhas, nozes e até cogumelos que têm textura semelhante a carne. É importante não ficar só na soja, a variedade é a chave da alimentação vegetariana“.

Opções vegetarianas não faltam Foto: Elxeneize/Fotolia

Opções vegetarianas não faltam Foto: Elxeneize/Fotolia

Mais motivos para mudar

1 almoço sem carne poupa

– 9.1kgs de CO² emitidos na atmosfera, o equivalente a 44 km rodados por um carro comum.

– 2.481 litros de água limpa, equivalente a 2 semanas de banhos de 15 minutos.

– 3 kgs de grãos

Inúmeras são as informações disponíveis em sites e livros. Busque uma alimentação mais consciente, pelo menos um dia na semana.

Receita para sua Segunda Sem Carne: Hambúrguer de grão de bico

Ingredientes

– 1 xícara de grão de bico cozido
– ½ cebola picadinha
– 
1 dente de alho
– 
2 colheres de sopa de aveia
– 
2 colheres de sopa de farinha de rosca
– 
15g de chia
– 
Sal a gosto
– 
Pimenta do reino a gosto
– 
Curry a gosto
– 
Azeite a gosto
– 
Salsinha a gosto

Modo de Preparo

Em uma frigideira com azeite, refogue cebola, salsinha e aveia. Tempere com sal e pimenta, reserve. No processador ou liquidificador triture o grão-de-bico até formar uma pasta grossa, junte os demais ingredientes e misture com as mãos; Adicione a farinha de rosca até dar liga; Modele os hambúrgueres e leve a geladeira por 1 hora, no mínimo; Asse em grelha ou no forno.

 

Comentários

Tags:, , , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade