Sinto dores onde coloquei pinos, devo retirá-los?

Nome: Natacha Barreto Rossi

Dúvida: Fraturei o tornozelo esquerdo em quatro de janeiro de 2010. Fiz a operação e foram colocados oito pinos e uma placa. Desde então não voltei mais ao hospital. Agora sinto dores no local da placa e tenho a impressão de um inchaço onde estão os parafusos. Quero saber se tenho que removê-los ou eles ficam no corpo e só são removidos em caso de rejeição.

Resposta:Oi, Natacha. Os pinos (placas e parafusos) são feitos de um material que a princípio não deve ser retirado do corpo pois é compatível (como aço e titânio) e acabam até servindo de sustentação até a função deles ser cumprida (fixação, aproximação, estabilização, depende do caso).

Em primeiro lugar e antes de mais nada, vc deve procurar um especialista, no caso um ortopedista de pé e tornozelo para fazer seu primeiro retorno pós-operatório (mesmo após dois anos) pois podem ter acontecido várias coisas que realmente pela internet e sem te examinar não podemos diagnosticar. Boa sorte e faça acompanhamento médico!

Resposta concedida pela Dra. Ana Paula Simões. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo. É médica do grupo de trauma esportivo da Santa Casa de São Paulo e atual médica da seleção brasileira de futebol feminino. http://lattes.cnpq.br/2785121990946814

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts