Gosta de um docinho depois da refeição? Saiba como tornar sua sobremesa mais saudável

Foto: Adobe Stock

Têm dias que pedem por um doce depois do almoço ou do jantar. Seja durante a semana ou em ocasiões especiais, a sobremesa dá um conforto emocional para muitas pessoas. Para outras, ela pode ser considerada um ato impulsivo e gerar um sentimento até de culpa. Calma que essa delícia pode sim fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

“O importante é saber fazer as melhores combinações e escolhas, sem se privar de nada, ou comer e sentir culpa depois. Isso pode gerar mais frustração e não favorece hábitos e comportamentos saudáveis com a alimentação”, comenta a nutricionista Maressa Santos.

+ Doce te dá energia para correr? Inscreva-se na 23ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro!

Melhor do que comer um doce em um horário isolado, é bom consumir logo após a refeição. “Se for fazer alguma refeição onde haverá sobremesa, opte por incluir menos fontes de carboidratos no prato principal e adicione mais fontes de fibras, como saladas de folhas cruas e legumes. Assim, diminui o efeito do açúcar no organismo pela presença das fibras”, explica a nutricionista.

Benefícios das frutas
Além de refrescantes, as frutas são ótimas opções de sobremesa. Elas oferecem vitaminas e fibras, principalmente as cítricas. “Laranja, mexerica, kiwi, morango e maracujá, por exemplo, são ricas em vitamina C, que auxilia na absorção de ferro dos alimentos, principalmente os de origem vegetal. Uma fatia de abacaxi, um quarto de mamão papaia ou uma ameixa, por exemplo, contém enzimas que ajudam na digestão, principalmente de carnes e gorduras”, diz Maressa.

Para dar uma diferenciada, outra opção de comer frutas é a opção congelada. Quando descongelar, é só bater no liquidificador ou no mixer, e elas podem virar sorvetes!

Mesmo que não seja sempre só frutas, a nutricionista recomenda: “Se tiver com vontade de doce, coma! Não precisa comer tudo, nem todo dia, mas coma saboreando com consciência. Uma pequena porção é bem-vinda, mas que não seja por impulso, conforto ou para passar uma vontade que você não sabe o que é”. Confira abaixo três opções de receitas fáceis e rápidas para sua sobremesa:

Receitas

1) Sorvete à base de banana congelada
Ingredientes:
01 unidade de banana nanica bem madura
01 xícara de morangos ou manga
01 colher de sopa de mel

Modo de preparo:
Picar a banana e as demais frutas que for utilizar e levar para congelar por, no mínimo, 1 hora. Para facilitar na hora de bater no mixer ou liquidificador todos os ingredientes, deixar as frutas descongelarem um pouco ou adicionar pequena quantidade de água ou leite. Para opção com chocolate, faça com 01 colher de sopa de cacau em pó.

2) Mousse de limão prático
Ingredientes:
01 e ½ xícara (chá) de leite em pó
01 xícara (chá) de água quente
½ xícara (chá) de açúcar demerara ou adoçante em pó (xilitol)
Suco de 02 limões
Raspas de limão

Modo de preparo:
Bater com um mixer ou no liquidificador a água quente, o leite em pó e o açúcar (ou adoçante) por 5 minutos. Reservar em geladeira por 30 minutos. Adicionar o suco e as raspas de limão à gosto e mexer bem para ganhar consistência.

3) Brownie
Ingredientes:
03 ovos
02 colheres (sopa) de manteiga derretida
½ xícara (chá) de farelo de aveia
¾ de xícara (chá) de cacau em pó
½ xícara (chá) de mel, ou açúcar demerara ou adoçante (xilitol)
Nozes ou castanhas à gosto

Modo de preparo:
Em uma vasilha, bata bem os ovos. Adicione os demais ingredientes e por último a manteiga derretida. Misture bem até a massa ficar homogênea. Adicione as nozes ou castanhas. Colocar a massa em forma untada e assar em forno pré-aquecido, a 180º por 30 minutos. O ponto do brownie é um pouco mais úmido do que o bolo comum.

+ Confira provas para participar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina Bianchi

Marina Bianchi

Formada em jornalismo, sempre fui muito ligada ao esporte e agora resolvi me aventurar ainda mais nisso! Acho esse mundo mágico e espero passar um pouco desse sentimento para outras pessoas também!

Ver todos os posts