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Superband: otimize seu treino e ganhe condicionamento com esses super elásticos

O treinamento em alta intensidade é algo que exige muita concentração, principalmente para não errar o movimento. Pode acontecer de faltar força para executá-los, pensando nisso os superbands foram inventamos, eles visam facilitar o movimento em alguns exercícios ou dar maior resistência quando o nível de condicionamento atingiu o maior grau.

Com a proposta de não estourar enquanto o exercício está sendo realizado, esses elásticos levam certa vantagem em relação aos terabands (faixas elásticas) e os rubberbands (elásticos tripa de mico), por ter mais resistência aguentando até o peso do corpo.

Existem variados tipos de resistência, sendo de muito fraco, fraco, intermediário, forte e muito forte. Cada uma das resistências se torna ideal para determinado tipo de treino. Esse tipo de elástico é usado tanto no treino de força, condicionamento, estabilidade e flexibilidade.

Foto: Microgen/Fotolia

Foto: Microgen/Fotolia

Para exemplificar, Fellipe Franco, treinador da ZTrack Assessoria Esportiva ensinou alguns exercícios para fazer com esses elásticos:

Treino de força

Barra fixa c/ super band

Prenda o elástico na barra fixa e apoiando um dos pés nele realize o movimento de puxada, levando o queixo acima da barra. Nesse caso, o superband entra para ajudar a realizar o movimento, contribuindo para uma boa técnica e o ganho de força de dorsais. É importante só encaixar um dos pés no elástico, para que caso haja desequilíbrio ele não te puxe para frente, fazendo com que caia de costas no chão.

Flexão de braço

Com um elástico amarrado na barra fixa, puxe-o abaixo do peito e deite-se com as duas mãos no chão. Saindo da posição de prancha com os braços estendidos, flexione levando o peito no chão. Igualmente a barra fixa, o intuito é facilitar o movimento na flexão de braço tirando um pouco do peso do corpo, também pode ser usado como educativo para a flexão explosiva onde empurra o chão tirando as mãos do solo.

Condicionamento

Agachamento Thruster

Com o elástico preso abaixo dos pés e segurando com as mãos na linha do ombro, agache e suba estendendo os braços acima da linha da cabeça. Este é um multiarticular que exige bastante do condicionamento e pode ser realizado por tempo de execução.

Corrida com tração

Com o elástico preso a um ponto fixo ou ao seu treinador, coloque-o sob sua cintura e faça um tiro para frente mantendo uma boa técnica de corrida. Certifique-se o elástico está bem preso para que não solte e acabe te machucando.

Estabilidade

Rotação de tronco

Com o elástico fixo em um ponto na linha do seu peito, segure com as duas mãos firmes na mesma linha de frente para o ponto que o elástico está preso com um grau leve de resistência, feito isso faça uma rotação de 90º mantendo o tronco ereto. Este é um exercício simples, porém complexo, sendo assim consulte seu treinador para que a execução seja feita corretamente.

Flexibilidade

Alongamento de posterior

Deitado com a barriga para cima, mantenha uma perna flexionada e a outra estendida para cima. Coloque o superband sob a perna estendida e puxe em direção ao seu tronco.

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Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.
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