Superfoods: conheça 10 alimentos para turbinar suas refeições

A busca por uma alimentação completa e que supra a necessidade nutritiva de cada organismo é cada vez maior. As superfoods são os alimentos com elevada qualidade nutricional, ou seja, uma maior diversidade e concentração de nutrientes se comparados aos alimentos comuns que normalmente são consumidos. Eles também não precisam ser ingeridos em grandes quantidades para se obter todas as suas vantagens.

+ Confira aqui o calendário completo de corridas de rua!

Juliana Belmont, nutricionista da Clínica NutriCilla, lista os benefícios que estes alimentos podem trazer para a saúde, além dos 10 principais, que devem fazer parte da dieta de qualquer pessoa. Apenas uma pequena quantia, todos os dias, é o suficiente para ter uma alimentação mais completa e equilibrada. Se o objetivo for a melhora esportiva, as superfoods podem ajudar na performance, recuperação muscular e na prevenção de lesões.

Superfoods: conheça 10 alimentos para turbinar suas refeições
Foto: AdobeStock

Benefícios das superfoods

– Metabolismo mais rápido;
– Sensação de saciedade por mais tempo;
– Aumento dos níveis de força e energia;
– Fortalecimento do sistema imunológico;
– Melhora no funcionamento da mente;
– Prevenção do envelhecimento precoce;
– Prevenção de diversas doenças, como os problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Os 10 principais alimentos

Spirulina: uma microalgas que contém um alto teor de proteínas e diversas vitaminas e minerais (fonte de ferro, cálcio, betacaroteno, totalidade do complexo B). Possui propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce, auxilia na destoxificação feita pelo organismo e ajuda na retenção de líquidos por ser um diurético natural. Ainda traz benefícios para o humor, para a disposição, para a imunidade e para a saúde cardiovascular, reduz a inflamação e auxilia na recuperação muscular.

Cúrcuma: facilmente confundida com o açafrão, a cúrcuma advém da planta Crocus Sativus. O destaque é o seu potente poder anti-inflamatório (muito utilizado em doenças articulares). Porém, seus benefícios vão desde o aumento da imunidade, prevenção de doenças cardíacas e do sistema nervoso até a melhora dos sintomas da TPM. Para aumentar sua absorção, a cúrcuma deve ser adicionada no final da preparação ou associada com pimenta preta e até mesmo o gengibre.

Chlorella: É uma microalgas que possui alto teor de proteína, minerais e vitaminas como ferro, biotina, zinco, além de ser a fonte mais concentrada de clorofila conhecida. Auxilia também na destoxificação do organismo contra a poluição ambiental.

Astaxantina: é um pigmento intensamente avermelhado, sintetizado na Natureza por uma microalga marinha, e está no topo do ranking ORAC (capacidade antioxidante dos alimentos) de eficiência antioxidante. O salmão selvagem adquire o seu tom alaranjado (assim como o camarão e outros frutos do mar) justamente por se alimentar dessas microalgas. Contém alto teor de vitamina E, eficiência 6 mil vezes maior que a vitamina C em relação no combate aos radicais livres, luteína e zeaxantina que são os dois únicos carotenoides presentes nos olhos.

Cacau: rico em polifenóis e flavonoides, tem poder antioxidante e pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, também fornece triptofano, importante para produção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar. É composto por magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês e cobre.

Matcha: é um tipo de chá verde feito através da secagem das folhas da planta Camellia Sinensis. O seu diferencial se dá pelas altas concentrações de antioxidantes, L-teanina, e cafeína. Forte aliado no combate aos radicais livres e para ganho de energia e foco, aumentando função cognitiva. Possui também ação termogênica, favorecendo a perda de peso.

Moringa Oleífera: planta bastante generosa em nutrientes importantes. Rica em vitaminas A, B, C, minerais, proteínas e outros nutrientes. Contém fitoquímicos que auxiliam na prevenção e no tratamento complementar de inflamações e de doenças crônicas ou autoimunes.

Levedura Nutricional: é considerada uma proteína de alto valor biológico, pois contém todos os nove aminoácidos essenciais, fornece fibras, principalmente os compostos beta-glucana, trealose, manana e glutationa. Essas fibras têm relação com o aumento da imunidade, redução dos níveis de colesterol e na prevenção do câncer. Fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina (vitamina B1 ) , ácido fólico ( B9) , piridoxina ( B6), niacina (B3) e cobalamina (B12).

Maca Peruana: é rica em fibras, aminoácidos, carboidratos, ferro, magnésio, fósforo, ômega-3 e 9, potássio, selênio, zinco e vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, é conhecida por seu poder afrodisíaco e estimulante.

Gengibre: finalizando a lista de superfoods, o gengibre conta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, ação termogênica, além de ser composta por vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Também é benéfico contra a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e transtornos relacionados.

+ Conheça o Circuito Asics Golden Run de corridas!

*Fonte: Juliana Belmont, nutricionista da Clínica NutriCilla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leonardo Boscolo

Leonardo Boscolo

Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.

Ver todos os posts