Tabata: a metodologia que potencializa seus treinos

O método Tabata foi idealizado por Izumi Tabata, pesquisador japonês especialista em fisiologia do esporte, ele consiste em realizar exercícios por um tempo determinado e ter descanso mais curto que a execução. Pode ser realizado com apenas um exercício ou uma combinação de movimentos, principalmente os multiarticulares que mexem com o corpo inteiro e ajudam a acelerar o metabolismo.

O que Tabata e seus pesquisadores conseguiram comprovar, foi que a intensidade do exercício é tão ou até mais importante que o volume do treinamento.

Tabata: a metodologia que potencializa seus treinos
Foto: Fotolia

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas e desafios!
+ Veja como participar de uma corrida virtual!

Colocar a intensidade ideal para perda de gordura é uma das diretrizes do treinamento. “Acelerar o metabolismo é essencial para que exista um déficit energético e haja perda de peso ou gordura corporal, para alcançar essa meta existem métodos de treinamento que levam seu corpo ao limite”, explica o treinador da ZTrack Assessoria Esportiva, Fellipe Franco.

Muito utilizado no crossfit, é uma excelente forma de ganhar condicionamento físico e desafiar sua capacidade física. Existem variações entre o número de séries, tempo de execução e descanso. “Normalmente são de quatro a oito séries de exercícios com execução de 20 e 10” segundos de descanso, variando quase sempre com 10 segundos de diferença do tempo de execução”, explica o treinador. Também é possível combinar exercícios que trabalham musculaturas diferentes para englobar o gasto calórico, ou então em movimentos específicos de algum esporte.

+ Siga o Webrun no Instagram!

O interessante é que com conhecimento técnico, o método pode ser incluído em qualquer tipo de treinamento, sendo feito em qualquer lugar e o tempo de treino pode ser mais curto com até 30 minutos em alta intensidade. “Porém, o risco de lesão aumenta se a pessoa não tiver a capacidade de sustentar uma boa execução dos movimentos”, afirma Felipe. Por isso, procure um profissional da área que possua conhecimento e possa aplicar com segurança, para que você possa ter a melhor performance e resultados.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts