• Alimentação - Tapiocas: saiba os benefícios e 6 receitas para o seu pré e pós-treino

Tapiocas: saiba os benefícios e 6 receitas para o seu pré e pós-treino

O alimento ficou mais famoso por não conter glúten em sua composição

A tapioca é um alimento queridinho de muitas pessoas. Além de sua praticidade, com os recheios certos, ela pode compor um prato saudável. Não são apenas corredores ou atletas que gostam de inseri-la na sua dieta. Tem quem coma pelo prazer do seu sabor e não por uma questão de saúde. Mas para quem pratica exercícios, listamos seis receitas de tapioca para você intercalar entre pré e pós-treinos!

+ Tem energia para correr 15k? Inscreva-se na corrida New Balance São Paulo!

Típica do Brasil, é produzida a partir da fécula, um tipo de farináceo extraído de tubérculos, raízes ou grãos ricos em amido, como mandioca, batata ou milho. “Seu uso ficou em evidência por não conter glúten em sua composição, diferente do trigo e seus derivados. Pessoas portadoras de doença celíaca e intolerantes não podem ter essa substância na dieta e a tapioca pode ser usada como variação ou substituição ao pão ou em receitas, doces ou salgadas”, analisa a nutricionista Maressa Santos.

Foto: Jantima/Fotolia

Se comparada a um pão comum, vale lembrar que o teor de proteínas é baixo e não tem fibras. “Ambos, porém, são ricos em carboidratos simples de alto valor glicêmico, ou seja, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, elevando a taxa de glicose no sangue”, explica Maressa. O importante é misturar esses alimentos com ingredientes que minimizam os efeitos do índice glicêmico.

O recheio faz toda a diferença! “Importante acrescentar fontes de fibras, como sementes de chia, linhaça, gergelim ou até mesmo aveia, hortaliças e também proteínas, como ovos mexidos, queijos magros, atum ou frango”, comenta a nutricionista.

Para escolher os ingredientes, pode-se levar em conta também o horário do seu treino. Para o pré-treino, é importante consumir algo que te dê energia. “A tapioca entra como rápida fonte de energia se o consumo for realizado próximo ao horário do treino”, diz. Maressa comenta que no pós-treino, é interessante ter “fontes de proteína, pois ajudam na recuperação do glicogênio muscular e na síntese proteica. Pensando nisso, a nutricionista indicou seis receitas para a sua dieta!

Receitas

1) Tapioca com frango cremoso

Ingredientes
3 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
100 g de peito de frango cozido e desfiado
1 colher (sopa) de creme de ricota ou requeijão light
1/2 cenoura ralada
Gergelim a gosto

Modo de preparo
Para o recheio, misturar o frango, o creme de ricota ou requeijão e a cenoura e reservar. Em uma frigideira antiaderente aquecida, peneirar as 3 colheres de sopa de goma de tapioca. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado. Adicione o recheio e polvilhe o gergelim.

2) Tapioca de queijo minas e rúcula

Ingredientes
3 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
2 a 3 fatias de queijo minas
1/2 tomate picado
Manjericão fresco a gosto
Folhas de rúcula
Azeite

Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente aquecida, peneirar as 3 colheres de sopa de goma de tapioca. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado. Adicione as fatias de queijo, o tomate, o manjericão, a rúcula e um fio de azeite.

3) Tapioca de espinafre com cottage

Ingredientes
3 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
2 ramos de espinafre refogado
3 colheres (sopa) de queijo cottage
Cebolinha, salsinha a gosto
Azeite

Modo de preparo
Para o recheio, misturar o espinafre previamente refogado e frio com o cottage, a salsinha, cebolinha e um fio de azeite. Em uma frigideira antiaderente aquecida, peneirar as 3 colheres de sopa de goma de tapioca. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado. Adicione o recheio.

4) Tapioca de banana e mel

Ingredientes
2 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
1 unidade de banana em rodelas
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
Mel e canela a gosto

Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente aquecida, peneirar as 3 colheres de sopa de goma de tapioca. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado. Adicione a banana fatiada, polvilhe a aveia, o mel e a canela por cima e feche.

5) Tapioca vegetariana

Ingredientes
3 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
2 colheres (sopa) de abobrinha
2 colheres (sopa) de alho poró
½ tomate picado
1 colher (sopa) linhaça
Azeite para refogar

Modo de preparo
Para o recheio, refogue a abobrinha, o alho poró e o tomate com o azeite e temperos da sua preferência (cebola, alho, salsinha, etc.) e reserve. Em uma frigideira antiaderente aquecida, peneirar as 3 colheres de sopa de goma de tapioca. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado. Adicione o recheio e feche.

6) Crepioca com atum

Ingredientes
02 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada
01 ovo inteiro batido
01 colher (sopa) de chia ou linhaça
03 colheres (sopa) de atum
02 colheres (sopa) de creme de ricota
Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo
Para o recheio, misture o atum com o creme de ricota e tempere com a salsinha e cebolinha e outros ingredientes a seu gosto. Para a massa, bata o ovo, adicione a goma de tapioca e a chia. Ficará como uma panqueca. Em uma frigideira quente, adicione a massa e espere dourar. Vire para assar do outro lado. Adicione o recheio e feche. Complete o prato com uma salada de folhas mistas.

+ Confira provas de diversas modalidades para participar!

Comentários

Tags:, , , , , , , ,
Marina Bianchi
Formada em jornalismo, sempre fui muito ligada ao esporte e agora resolvi me aventurar ainda mais nisso! Acho esse mundo mágico e espero passar um pouco desse sentimento para outras pessoas também!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade