
Sinta o incentivo do público (foto: Donata Lustosa/ Webrun)
O treinador Nelson Evêncio listou algumas dicas importantes para a Maratona de São Paulo. Se você for particpar da competição fique atento!
Durante a semana da prova:
Beba bastante líquidos; Evite frituras, gorduras, refrigerantes e bebidas alcoólicas; Corte bem as unhas dos dedos dos pés; Separe o material de corrida: tênis, meias, camiseta, shorts, óculos e boné. Não use nada que você não tenha testado em treinos mais longos; Reduza a carga de treino, fazendo rodagens leves, de no máximo 40 minutos, duas vezes na semana e mais um trote na véspera. O importante e descansar e acumular energia; Retire o kit no local pessoalmente e aproveite para entrar no clima da prova; Estabeleça sua tática de prova juntamente com seu treinador; Tenha sempre três metas: Um resultado que você considere bom, um ótimo e um que considere excelente. Porém, não tenha este último como principal, pois muita coisa pode acontecer em uma maratona; Copie as parciais de quilômetros em um papel que caiba no bolso do short ou em uma pulseira, para orientar-se durante a prova. Coloque o número de peito na camiseta e o chip no tênis. Não deixe para depois, pois você pode até correr o risco de esquecê-los em casa; Relaxe e não se desgaste andando pela cidade; Realize um trote leve de no máximo 30 minutos e faça alongamentos; Mentalize a prova, sua chegada no local, a largada, você passando pelas placas de quilometragem e cruzando a faixa muito feliz! Compre os gels de carboidratos para levar e usar durante a prova, mas só use se já tiver testado em treinos longos; No jantar coma massas, evite verduras e beba suco; Deite antes das 22h00.No dia da prova
Acorde cedo, no mínimo três ou quatro horas antes da largada; Tome um café da manhã reforçado, mas não coma nada que não esteja acostumado. Evite leite, pois pode fermentar no estômago durante a prova; Chegue ao local de largada de ônibus ou de táxi com no mínimo 1 hora de antecedência e vá ao banheiro; Passe vaselina no corpo: mamilos, axilas, virilha e pés; Faça um bom aquecimento e alongamento; Na largada, posicione-se de acordo com seu nível e fique concentrado na prova. Corra em seu ritmo, não acompanhe corredores mais rápidos; Respeite seu limite de freqüência cardíaca; Poupe-se no começo, mesmo que você esteja muito bem, pois a parte mais difícil do percurso é do quilômetro 34 em diante, principalmente com a subida dos túneis; Beba bastante líquidos durante a prova, mesmo que não sinta sede; Curta a prova e o visual. Aproveite para contemplar as ruas, os monumentos, a natureza e os prédios! Cumprimente as pessoas nas ruas e incentive os colegas inscritos; Divirta-se durante a prova, mas tente manter a concentração; Lembre-se que correr uma maratona é um grande privilégio; Por último: lembre-se da famosa dica do técnico Neozelandês Arthur Lidiard: Correr a primeira parte com a frieza de um cientista e a segunda parte com a emoção de um artista.Boa prova!
Este texto foi escrito por: Nelson Evêncio