Como diminuir o tempo na corrida e fazer boas provas

Como diminuir o tempo na corrida e fazer boas provas
Foto: Divulgação (EBR DIGITAL MEDIA)

Os dois objetivos mais comuns dos corredores são melhorar o tempo na corrida e fazer provas maiores. Existem diversas formas de fazer isso e todas podem melhorar um pouco o desempenho. Mas, a melhor maneira de fazer isso é focar em desenvolver a parte física e a mental com técnicas que possuam benefícios reais e comprovados. Veja abaixo algumas dicas que podem contribuir para o seu melhor desempenho nas provas.

Como o HIIT pode melhorar a parte física

Existem diversos acessórios de corrida que podem ajudar o corredor. Mas, a principal ferramenta sempre será o próprio corpo, e por isso é crucial desenvolver um bom preparo físico. Sendo assim, quando se trata de custo-benefício, o método de treinamento que fornece o maior retorno para seu investimento no desenvolvimento da aptidão é o HIT. Para quem não conhece, significa High Intensity Interval Training (Treinamento de Alta Intensidade Intervalado).

O HIIT é uma das maneiras mais eficientes de melhorar a condição cardiovascular e envolve intercalar períodos de corrida em um ritmo mais rápido com um passo mais leve de acordo com o nível do corredor. Por exemplo, um iniciante pode andar dois minutos e correr um, enquanto um corredor mais avançado pode correr dois minutos e dar tiros de um.

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A premissa por trás do HIIT é de que os sistemas fisiológicos responsáveis pelo desempenho da resistência são mais “estressados” por treinos intervalados do que durante as prescrições de exercícios contínuos usuais. Sendo assim, rompe-se a zona de conforto. Desse modo, esse aumento do estresse faz com que os sistemas fisiológicos do indivíduo se adaptem o positivamente ao regime de treinamento e melhorem seu desempenho. Os ganhos com o HIIT são significativos, mas leva cerca de seis semanas para ver os benefícios e uma mudança clara no desempenho. Qualquer melhora de condicionamento físico exige um alto nível de comprometimento e capacidade de aderência. Por esse motivo, tão importante quanto focar na parte física, é desenvolver a parte mental.

Mente sã, corpo são

Manter o corpo e a mente bem treinados são a chave do sucesso em qualquer atividade física. Desse modo, ao combinar os treinos de HIT com as boas dicas de formação de hábitos de Charles Duhigg, é certo que o corredor conseguirá atingir todos os seus objetivos.

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Como entender a estrutura dos hábitos e recompensas pode melhorar a parte mental

De acordo com Charles Duhigg, especialista em psicologia comportamental e autor do best-seller “O Poder do Hábito”, todos os hábitos podem ser divididos em três componentes básicos que podem desencadear ações positivas ou negativas. Eles são: o “gatilho”, a “ação” e a “recompensa”. Esses três podem ser explicados, respectivamente, como o que leva alguém a tomar uma ação, a própria ação e a recompensa por realizá-la.

Charles afirma que a maioria das pessoas não adota novos hábitos positivos ou não consegue mantê-los porque não entende bem a estrutura. Sendo assim, não consegue se recompensar de maneira adequada. No livro, Duhigg fala sobre como trocou seu hábito de comer um cookie toda vez que ia até a sala de descanso do seu escritório por uma caminhada rápida até o cubículo de um colega para ter uma conversa. Desse modo, substituindo a recompensa “doce” por uma interação social agradável.

Entenda mais sobre o assunto:

Conforme estudado, no caso da corrida, é possível ajudar a implementar o hábito de treinar deixando a roupa e o tênis preparados no dia anterior e comendo uma barra de proteína ou chocolate amargo depois dos treinos como forma de recompensa. Mesmo com a utilização adequada de prêmios e recompensas no final dos treinos, é fácil ficar entediado durante a rotina e pode ser difícil manter a consistência deles.

O poker, por exemplo, é um esporte mental que exige muita consistência de seus jogadores e tenta prever as próximas mãos e jogadas, pontuando toda vez que acerta sua leitura da mesa. Uma boa forma de fazer isso na corrida de rua é tentar ultrapassar marcas arbitrárias como postes ou outros pontos durante os tiros do HIIT e pontuar quando isso acontecer.

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Redação Webrun

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