• Tendinopatia do tendão de Aquiles: diagnóstico e tratamento

Tendinopatia do tendão de Aquiles: diagnóstico e tratamento

RM: diagnosticado uma tendinopatia do aquiles (foto: Arquivo pessoal)
RM: diagnosticado uma tendinopatia do aquiles (foto: Arquivo pessoal)

A tendinopatia (tendinite) do tendão de Aquiles, ou tendão calcâneo segundo a nova nomenclatura, é bastante comum no meio dos praticantes de corrida de longa distância e se trata de um quadro clínico de degeneração e caracterizada por um processo de desgaste do corpo do tendão. Ele pode ser visualizado por exames de imagem como a ressonância magnética.

Esta condição é difícil de ser tratada, pois o tecido acometido é pouco vascularizado e, portanto, com limitada capacidade de recuperação. As medidas fisioterápicas para analgesia (melhora da dor) estão bem indicadas, assim como uso de gelo e a elevação da parte posterior do pé através do uso de uma calcanheira de silicone.

Na minha experiência no tratamento de inúmeros casos de tendinopatia de Aquiles, constatei que os exercícios de contração excêntrica da panturrilha são mais eficazes. Este tipo de exercício é aquele no qual os músculos da panturrilha são alongados enquanto fazem força.

Em casos crônicos o uso de medicação anti-inflamatória não está indicado, pois não existe mais um processo inflamatório, mas sim uma degeneração tecidual.

Este texto foi escrito por: Dr. José Marques Neto

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade
Publicidade