Tenho dúvidas sobre fascite plantar

Nome: Daniela
Idade: 31 anos
Dúvida: Após ler o artigo sobre fascite plantar da Dra. Ana Paula fiquei em dúvida sobre o seguinte: tenho fascite, mas o tratamento recomendado pelo meu médico não inclui antiinflamatório, apenas alongamento e uso de calçados específicos. Perguntei ao médico e ele me falou que o antiinflamatório não agiria na causa, por isso não adiantaria tomá-los. Também parei de fazer uso das máquinas de ondas curtas/tens, fiquei apenas com o alongamento, conforme ele recomendou. Ocorre que ainda tenho dúvidas, pois se estou com um processo inflamatório, porque não adotar antiinflamatórios? E pomada tópica, que tipo poderia usar?

Resposta: O seu médico está certo. O AINE não age na causa e sim no feito, que é a inflamação. Contudo, alguns casos crônicos, ou mesmo os agudos, demoram a desinflamar sozinhos e o uso de tópicos, ou sistêmicos podem ajudar na regressão do processo. O tratamento mesmo é manter o alongamento da fascia e corrigir a pisada. Existem ainda as ondas de choques e os fatores de regeneração, antes da cirurgia.

Resposta concedida pela Dra. Ana Paula Simões. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo. É integrante da equipe de medicina esportiva Dr. Osmar de Oliveira, além de médica do grupo de trauma esportivo da Santa Casa de São Paulo. Atual médica da seleção feminina de futebol

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts