Tergat e Chepkemei vencem a Great North Run

A Great North Run é uma das principais meia-maratonas disputadas no mundo. A competição tem sua largada na cidade de Newcastle, Inglaterra e atrai a elite mundial.

A prova disputada ontem (16) em sua 21ª edição teve como principal destaque a vitória do queniano Paul Tergat.

Tergat, venceu a prova com o tempo de 1:00:30, superando o segundo colocado, o queniano Julius Kimtai em mais de um minuto de vantagem.
Kimtai concluiu os 21.097 metros em 1:01:36, já o terceiro colocado foi John Muta com a marca de 1:02:44.

Competiram na Great North Run o atual campeão olimpico e mundial o etíope Gezahegne Abera e os espanhois Martin Fix e Abel Anton (bi-campeão mundial da maratona.

O recorde da prova é de 1:00:02 e pertence ao queniano Benson Masya conquistado em 1994, já o atual recordista mundial da distância é Paul Tergat com 59:17 obtido em 1998 na Stramilano Half Marathon.

Mas ano passado na Meia Maratona de Lisboa, Paul Tergat correu mais rápido ainda, marcando 59:06, entretanto, esse tempo não foi homologado pela IAAF pois o percurso é feito em “downhill”, ou seja, percurso com declive entre a largada e chegada mais acentuado que o permitido oficialmente.

Mas o tempo não era a preocupação de Paul Tergat:

“Não estava pensando em quebrar a barreira dos 60 minutos”, revelou o queniano

“Meu objetivo é a Maratona de Chicago no próximo mês e essa corrida foi uma etapa para esse evento”, disse Tergat, que correrá sua segunda maratona.

Feminino: Entre as mulheres o duelo foi travado até o final entre as quenianas Susan Chepkemei e Joyce Chepchumba.

Chepkemei, 26, tomou a ponta faltando cerca de 500 metros para o final e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo 1:08:40.

Na segunda posição Joyce Chepchumba com a marca de 1:08:45 e em terceiro lugar com a marca de 1:10:45, Deratu Tulu, atual campeã mundial dos 10.000 metros título conquistado no mês passado em Edmonton.

“Foi uma boa corrida e me senti bem”, disse a campeã, que venceu esse ano a Maratona de Rotterdã.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts